Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47488Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Acleverson José dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T12:35:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T12:35:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Acleverson José dos. Desafios à saúde de estudantes trabalhadores na graduação de Enfermagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5220. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47488 | - |
| dc.description.abstract | Introduction: From my experience as a teacher in the health area, I observed the challenges that impact the health and academic performance of working university students. In this study, we analyzed some of these challenges in the Bachelor of Nursing course. Objectives: To better understand some of these challenges and propose strategies that can be developed on the university campus to improve the quality of life and performance of these working students. Material and method: The study evaluated 80 students who were active at work. Results: In this sample, 86.3% were women. 85% felt sleepy SOMETIMES, REPEATEDLY and ALWAYS, of which 83.5% felt unable to learn the content of the classes SOMETIMES, REPEATEDLY and ALWAYS. These are students who work a lot and do not receive support for their training from the company where they work, and: 59.25% received NOTHING or VERY LITTLE support from the company. Of these students, 97% consider their course to be MORE OR LESS, QUITE or EXTREMELY important, and 97.5% seek PERSONAL FULFILLMENT AND SALARY. Conclusions: To mitigate this difficult reality, it is essential to create new forms of financing in order to promote inclusion and insertion, in addition to seeking new educational approaches, more modern, dynamic and inclusive in order to achieve the engagement of these students, who already arrive at the school environment tired. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Rede Fitocerrado | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | RQMG - Rede Mineira de Química | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | SEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | SES-MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UEG - Universidade Estadual de Goiás | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Estudantes trabalhadores | pt_BR |
| dc.subject | Working students | pt_BR |
| dc.subject | Saúde | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Health | pt_BR |
| dc.subject | Inclusion | pt_BR |
| dc.title | Desafios à saúde de estudantes trabalhadores na graduação de Enfermagem | pt_BR |
| dc.title.alternative | Challenges to the health of working students in Nursing undergraduate courses | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bacelar, Winston Kleiber de Almeida | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5773071274437469 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ávila, Maria Virgínia Dias de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8443716613383337 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Aragao, Ailton de Souza | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6939854687355473 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6812151246885278 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Introdução: Da experiência como docente, na área da saúde, surgiu a observação dos desafios que impactam a saúde e o rendimento escolar de estudantes universitários trabalhadores. Neste estudo analisamos alguns destes desafios no curso de Bacharel em Enfermagem. Objetivos: Conhecer melhor alguns destes desafios e propor estratégias que possam ser desenvolvidas no campus universitário que melhorem a qualidade de vida e o rendimento destes estudantes trabalhadores. Material e método: O estudo avaliou 80 discentes que estavam ativos no trabalho. Resultados: Nessa amostragem 86,3% são mulheres. 85% se sentem sonolentos ÀS VEZES, REPETIDAMENTE e SEMPRE, destes 83,5% se sentem incapazes de aprender o conteúdo das aulas, ÀS VEZES, REPETIDAMENTE e SEMPRE. São alunos que trabalham muito e não recebem apoio para sua formação, da empresa, em que trabalham, sendo que: 59,25% não receberam NADA ou MUITO POUCO apoio da empresa. Destes alunos 97% consideram seu curso MAIS OU MENOS, BASTANTE ou EXTREMAMENTE importante, sendo que 97,5% buscam REALIZAÇÃO PESSOAL E SALÁRIO. Conclusões: Para mitigar esta realidade difícil é fundamental criar novas formas de financiamento a fim de promover inclusão e inserção, além de buscar novas abordagens educacionais, mais modernas, dinâmicas e inclusivas a fim de alcançar o engajamento destes estudantes, que já chegam cansados ao ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5220 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | ebf47304-a236-4e3c-8832-9c91a0a4c3d4 | - |
| dc.subject.autorizado | Família - Saúde e higiene | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Estudantes de enfermagem - Saúde | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DesafiosSaudeEstudantes.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
