Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47488
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Acleverson José dos-
dc.date.accessioned2025-10-22T12:35:11Z-
dc.date.available2025-10-22T12:35:11Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Acleverson José dos. Desafios à saúde de estudantes trabalhadores na graduação de Enfermagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5220.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47488-
dc.description.abstractIntroduction: From my experience as a teacher in the health area, I observed the challenges that impact the health and academic performance of working university students. In this study, we analyzed some of these challenges in the Bachelor of Nursing course. Objectives: To better understand some of these challenges and propose strategies that can be developed on the university campus to improve the quality of life and performance of these working students. Material and method: The study evaluated 80 students who were active at work. Results: In this sample, 86.3% were women. 85% felt sleepy SOMETIMES, REPEATEDLY and ALWAYS, of which 83.5% felt unable to learn the content of the classes SOMETIMES, REPEATEDLY and ALWAYS. These are students who work a lot and do not receive support for their training from the company where they work, and: 59.25% received NOTHING or VERY LITTLE support from the company. Of these students, 97% consider their course to be MORE OR LESS, QUITE or EXTREMELY important, and 97.5% seek PERSONAL FULFILLMENT AND SALARY. Conclusions: To mitigate this difficult reality, it is essential to create new forms of financing in order to promote inclusion and insertion, in addition to seeking new educational approaches, more modern, dynamic and inclusive in order to achieve the engagement of these students, who already arrive at the school environment tired.pt_BR
dc.description.sponsorshipRede Fitocerradopt_BR
dc.description.sponsorshipRNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisapt_BR
dc.description.sponsorshipRQMG - Rede Mineira de Químicapt_BR
dc.description.sponsorshipSEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulopt_BR
dc.description.sponsorshipSES-MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grossopt_BR
dc.description.sponsorshipUEG - Universidade Estadual de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipUEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.description.sponsorshipUESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstudantes trabalhadorespt_BR
dc.subjectWorking studentspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleDesafios à saúde de estudantes trabalhadores na graduação de Enfermagempt_BR
dc.title.alternativeChallenges to the health of working students in Nursing undergraduate coursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bacelar, Winston Kleiber de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773071274437469pt_BR
dc.contributor.referee1Ávila, Maria Virgínia Dias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443716613383337pt_BR
dc.contributor.referee2Aragao, Ailton de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939854687355473pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6812151246885278pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Da experiência como docente, na área da saúde, surgiu a observação dos desafios que impactam a saúde e o rendimento escolar de estudantes universitários trabalhadores. Neste estudo analisamos alguns destes desafios no curso de Bacharel em Enfermagem. Objetivos: Conhecer melhor alguns destes desafios e propor estratégias que possam ser desenvolvidas no campus universitário que melhorem a qualidade de vida e o rendimento destes estudantes trabalhadores. Material e método: O estudo avaliou 80 discentes que estavam ativos no trabalho. Resultados: Nessa amostragem 86,3% são mulheres. 85% se sentem sonolentos ÀS VEZES, REPETIDAMENTE e SEMPRE, destes 83,5% se sentem incapazes de aprender o conteúdo das aulas, ÀS VEZES, REPETIDAMENTE e SEMPRE. São alunos que trabalham muito e não recebem apoio para sua formação, da empresa, em que trabalham, sendo que: 59,25% não receberam NADA ou MUITO POUCO apoio da empresa. Destes alunos 97% consideram seu curso MAIS OU MENOS, BASTANTE ou EXTREMAMENTE importante, sendo que 97,5% buscam REALIZAÇÃO PESSOAL E SALÁRIO. Conclusões: Para mitigar esta realidade difícil é fundamental criar novas formas de financiamento a fim de promover inclusão e inserção, além de buscar novas abordagens educacionais, mais modernas, dinâmicas e inclusivas a fim de alcançar o engajamento destes estudantes, que já chegam cansados ao ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5220pt_BR
dc.crossref.doibatchidebf47304-a236-4e3c-8832-9c91a0a4c3d4-
dc.subject.autorizadoFamília - Saúde e higienept_BR
dc.subject.autorizadoEstudantes de enfermagem - Saúdept_BR
dc.subject.autorizadoQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.autorizadoEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosSaudeEstudantes.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons