Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47478| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O RPG como uma ferramenta lúdica para o ensino de Física |
| Título (s) alternativo (s): | The RPG as a playful tool for Physics education |
| Autor: | Tomas, Joel Felipe Mendes |
| Primer orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
| Primer miembro de la banca: | Kagimura, Ricardo |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Silvia Martins dos |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o uso do Role-Playing Game (RPG) como estratégia metodológica lúdica para favorecer a compreensão das Leis de Newton. A proposta parte da ideia de que o aluno, orientado por desafios e mediado pelo docente, pode construir conhecimentos de forma significativa. Para isso, discute-se o conceito de RPG e sua dinâmica de jogabilidade, além de analisar sua viabilidade educacional à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da comparação entre as competências previstas no documento e os benefícios no processo de ensino e aprendizagem apontados por autores que investigaram sua aplicação na educação. O trabalho também discute uma abordagem do movimento logico-histórico das leis de Newton, apresentando os pensamentos e argumentos dos estudiosos da época e sua aproximação com a formalização atual. Como resultado destas análises foi elaborada uma proposta de um jogo lúdico denominado “A Sinfonia do Saber”, que busca oferecer ao aluno um percurso lógico semelhante ao descrito, contribuindo para a compreensão das leis. |
| Abstract: | This work aims to present the use of Role-Playing Game (RPG) as an active methodological practice, exploring playfulness to foster the understanding of Newton’s three Laws. The proposal is based on the idea that students, guided by challenges and mediated by the teacher, can build knowledge in a meaningful way. To this end, the concept of RPG and its gameplay dynamics are discussed, as well as its educational feasibility in light of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), through a comparison between the competencies outlined in the document and the benefits highlighted by authors who have investigated its application in education. The study also presents a logical-historical approach to Newton’s Laws, discussing the ideas and arguments of scholars of the time and their relation to current formalization. As a result of these analyses, a ludic game entitled “A Sinfonia do Saber” is proposed, offering students a logical pathway similar to the one described and contributing to their understanding of Newton’s Laws. |
| Palabras clave: | RPG Educacional Leis de Newton Jogo Metodologia Ativa Educational RPG Newton’s Laws Game Active Methodology |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | TOMAS, Joel Felipe Mendes. O RPG como uma ferramenta lúdica para o ensino de Física. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47478 |
| Fecha de defensa: | 18-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RPGFerramentaLúdica.pdf | TCC | 1.04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
