Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTomas, Joel Felipe Mendes-
dc.date.accessioned2025-10-21T12:48:35Z-
dc.date.available2025-10-21T12:48:35Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationTOMAS, Joel Felipe Mendes. O RPG como uma ferramenta lúdica para o ensino de Física. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47478-
dc.description.abstractThis work aims to present the use of Role-Playing Game (RPG) as an active methodological practice, exploring playfulness to foster the understanding of Newton’s three Laws. The proposal is based on the idea that students, guided by challenges and mediated by the teacher, can build knowledge in a meaningful way. To this end, the concept of RPG and its gameplay dynamics are discussed, as well as its educational feasibility in light of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), through a comparison between the competencies outlined in the document and the benefits highlighted by authors who have investigated its application in education. The study also presents a logical-historical approach to Newton’s Laws, discussing the ideas and arguments of scholars of the time and their relation to current formalization. As a result of these analyses, a ludic game entitled “A Sinfonia do Saber” is proposed, offering students a logical pathway similar to the one described and contributing to their understanding of Newton’s Laws.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPG Educacionalpt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectEducational RPGpt_BR
dc.subjectNewton’s Lawspt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectActive Methodologypt_BR
dc.titleO RPG como uma ferramenta lúdica para o ensino de Físicapt_BR
dc.title.alternativeThe RPG as a playful tool for Physics educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o uso do Role-Playing Game (RPG) como estratégia metodológica lúdica para favorecer a compreensão das Leis de Newton. A proposta parte da ideia de que o aluno, orientado por desafios e mediado pelo docente, pode construir conhecimentos de forma significativa. Para isso, discute-se o conceito de RPG e sua dinâmica de jogabilidade, além de analisar sua viabilidade educacional à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da comparação entre as competências previstas no documento e os benefícios no processo de ensino e aprendizagem apontados por autores que investigaram sua aplicação na educação. O trabalho também discute uma abordagem do movimento logico-histórico das leis de Newton, apresentando os pensamentos e argumentos dos estudiosos da época e sua aproximação com a formalização atual. Como resultado destas análises foi elaborada uma proposta de um jogo lúdico denominado “A Sinfonia do Saber”, que busca oferecer ao aluno um percurso lógico semelhante ao descrito, contribuindo para a compreensão das leis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPGFerramentaLúdica.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.