Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47432
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Giambattista Vico: os métodos e a diversidade dos temas
Título(s) alternativo(s): Giambattista Vico: the methods and the diversity of themes
Autor(es): Rosa, Marcelo Lopes
Primeiro orientador: Silva Neto, Sertório de Amorim e
Primeiro coorientador: Santos, Vladimir Chaves dos
Primeiro membro da banca: Pereira Filho, Antonio José
Segundo membro da banca: Vicentini, Max Rogério
Terceiro membro da banca: Soares, Alexandre Guimarães Tadeu de
Quarto membro da banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Resumo: Esta tese investiga as diferentes abordagens que Vico adotou para o método diante dos diferentes temas em suas primeiras orações, no De ratione, no De antiquissima e em sua última edição da Ciência nova. Vico, inspirado no modelo baconiano e crítico do cartesiano, desenvolve seus métodos intimamente dependente das relações com a linguagem, evoluindo de uma compreensão sobre a função moral da eloquência até o tratamento da linguagem enquanto lastro de sabedoria das nações. Nas primeiras orações, apresentamos as relações que Vico estabelece entre sabedoria e métodos que culminam em uma ordem de estudar e um método de estudos que se apresenta na Sexta Oração. No De ratione, investigamos a proposta metodológica que Vico apresenta de seu método de estudos, oposta ao modelo cartesiano, cuja organização resgata a tradição retórica da tópica seguida pela crítica, de maneira que o caráter social da formação seja promovido. No De antiquissima, a pesquisa etimológica de Vico para investigar a antiga sabedoria dos itálicos o leva a preferir o método sintético em um sentido próprio, diferente daquele modelo analítico que seria mais apropriado para assuntos da aritmética e da geometria. Por fim, examinamos o percurso metodológico de Vico até sua Ciência nova, destacando sua crítica ao modelo cartesiano e sua inspiração baconiana que fundamenta sua teoria sobre a natureza comum das nações.
Abstract: This thesis investigates the different approaches that Vico adopted to the method in front of the different themes in his inaugural orations, in De ratione, in De antiquissima and in his last edition of the New Science. Vico, inspired by the Baconian model and critical of the Cartesian one, develops his methods dependent on relations with language, evolving from an understanding of the moral function of eloquence to a treatment of language as the basis of the wisdom of nations. In the inaugural orations, we present the relationships that Vico establishes between wisdom and methods that culminate in an order to study and a method of studies that is presented in the Sixth Oration. In De ratione, we investigate the methodological proposal that Vico presents for his study method, as opposed to the Cartesian model, whose organization rescues the rhetorical tradition of topics followed by criticism, so that the social character of training is promoted. In De antiquissima, Vico's etymological research to investigate the ancient wisdom of the Italics leads him to prefer the synthetic method in a specific sense, different from the analytical model that would be more appropriate for arithmetic and geometry subjects. Finally, we examined Vico’s methodological trajectory culminating in his New Science, emphasizing his critique of the Cartesian model and the Baconian influence that grounds his conception of the common nature of nations.
Palavras-chave: Vico
Método
Method
Diversidade metodológica
Methodological diversity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Assunto: Filosofia
Vico, Giambattista, 1668-1744 - Metodologia
Filosofia italiana
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: ROSA, Marcelo Lopes. Giambattista Vico: os métodos e a diversidade dos temas. 2025. 221 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.495
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.495
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47432
Data de defesa: 10-Set-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:TESE - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiambattistaVicometodos.pdfTese1.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons