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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Giambattista Vico: os métodos e a diversidade dos temas
Título (s) alternativo (s): Giambattista Vico: the methods and the diversity of themes
Autor: Rosa, Marcelo Lopes
Primer orientador: Silva Neto, Sertório de Amorim e
Primer coorientador: Santos, Vladimir Chaves dos
Primer miembro de la banca: Pereira Filho, Antonio José
Segundo miembro de la banca: Vicentini, Max Rogério
Tercer miembro de la banca: Soares, Alexandre Guimarães Tadeu de
Cuarto miembro de la banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Resumen: Esta tese investiga as diferentes abordagens que Vico adotou para o método diante dos diferentes temas em suas primeiras orações, no De ratione, no De antiquissima e em sua última edição da Ciência nova. Vico, inspirado no modelo baconiano e crítico do cartesiano, desenvolve seus métodos intimamente dependente das relações com a linguagem, evoluindo de uma compreensão sobre a função moral da eloquência até o tratamento da linguagem enquanto lastro de sabedoria das nações. Nas primeiras orações, apresentamos as relações que Vico estabelece entre sabedoria e métodos que culminam em uma ordem de estudar e um método de estudos que se apresenta na Sexta Oração. No De ratione, investigamos a proposta metodológica que Vico apresenta de seu método de estudos, oposta ao modelo cartesiano, cuja organização resgata a tradição retórica da tópica seguida pela crítica, de maneira que o caráter social da formação seja promovido. No De antiquissima, a pesquisa etimológica de Vico para investigar a antiga sabedoria dos itálicos o leva a preferir o método sintético em um sentido próprio, diferente daquele modelo analítico que seria mais apropriado para assuntos da aritmética e da geometria. Por fim, examinamos o percurso metodológico de Vico até sua Ciência nova, destacando sua crítica ao modelo cartesiano e sua inspiração baconiana que fundamenta sua teoria sobre a natureza comum das nações.
Abstract: This thesis investigates the different approaches that Vico adopted to the method in front of the different themes in his inaugural orations, in De ratione, in De antiquissima and in his last edition of the New Science. Vico, inspired by the Baconian model and critical of the Cartesian one, develops his methods dependent on relations with language, evolving from an understanding of the moral function of eloquence to a treatment of language as the basis of the wisdom of nations. In the inaugural orations, we present the relationships that Vico establishes between wisdom and methods that culminate in an order to study and a method of studies that is presented in the Sixth Oration. In De ratione, we investigate the methodological proposal that Vico presents for his study method, as opposed to the Cartesian model, whose organization rescues the rhetorical tradition of topics followed by criticism, so that the social character of training is promoted. In De antiquissima, Vico's etymological research to investigate the ancient wisdom of the Italics leads him to prefer the synthetic method in a specific sense, different from the analytical model that would be more appropriate for arithmetic and geometry subjects. Finally, we examined Vico’s methodological trajectory culminating in his New Science, emphasizing his critique of the Cartesian model and the Baconian influence that grounds his conception of the common nature of nations.
Palabras clave: Vico
Método
Method
Diversidade metodológica
Methodological diversity
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Tema: Filosofia
Vico, Giambattista, 1668-1744 - Metodologia
Filosofia italiana
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Cita: ROSA, Marcelo Lopes. Giambattista Vico: os métodos e a diversidade dos temas. 2025. 221 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.495
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.495
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47432
Fecha de defensa: 10-sep-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Filosofia

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