Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47397
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-4782-0823
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A autorregulação da aprendizagem no meio musical - diálogos em pesquisas
Autor(es): Oliveira, Brendha de
Primeiro orientador: Soares, José
Primeiro membro da banca: Morato, Cíntia Thais
Segundo membro da banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Resumo: O livro “A Autorregulação da Aprendizagem no Meio Musical - Diálogos em Pesquisas”, publicado em 2023 e organizado por Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos e Cristiane Hatsue Vital Otutumi, apresenta pesquisas de diversos autores brasileiros sobre a Autorregulação da Aprendizagem Musical. A obra é estruturada em prefácio, nove capítulos, posfácio e breves currículos das organizadoras e dos autores contribuintes. A presente resenha tem como objetivo oferecer uma visão concisa da obra para ampliar o debate sobre Autorregulação da Aprendizagem em Música no país e propagar as formulações teóricas de Albert Bandura e Barry J. Zimmerman como potentes ferramentas teóricas para a Educação Musical.
Abstract: The book “A Autorregulação da Aprendizagem no Meio Musical - Diálogos em Pesquisas”, published in 2023 and organized by Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos and Cristiane Hatsue Vital Otutumi, presents research from various Brazilian authors on Self-Regulation of Musical Learning. The work is structured into a preface, nine chapters, a postface, and brief curricula of the organizers and the contributing authors. This review aims to provide a concise overview of the book to broaden the debate on Self-Regulation of Musical Learning in Brazil and to disseminate the theoretical frameworks of Albert Bandura and Barry J. Zimmerman as powerful theoretical tools for Music Education.
Palavras-chave: Teoria Social Cognitiva
Autorregulação da aprendizagem
Autorregulação da aprendizagem musical
Aprendizagem musical autorregulada
Social cognitive theory
Self-regulated learning
Self-regulation of musical learning
Self-regulated musical learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Brendha de. A Autorregulação da Aprendizagem no Meio Musical - Diálogos em Pesquisas. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47397
Data de defesa: 23-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AutorregulaçãoAprendizagemMeio.pdfTCC475.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons