Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Lincon César Lourenço-
dc.date.accessioned2025-10-09T15:21:10Z-
dc.date.available2025-10-09T15:21:10Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lincon César Lourenço. Impacto da Reforma do Ensino Médio na Evasão Escolar em Minas Gerais: Uma Análise com Dados Municipais de 2017-2024. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47371-
dc.description.abstractThis study examines whether the changes introduced by the 2022 High School Reform, including curricular adjustments and the flexibilization through pedagogical itineraries, affected school dropout rates in municipalities of Minas Gerais. Employing a difference-in-differences design with municipal and time fixed effects and a set of relevant educational controls, the analysis explores both aggregate and subgroup dynamics. Results reveal heterogeneous effects: at the aggregate level and within the public network there is a measurable average increase in dropout rates in upper secondary education. In contrast, a direct comparison between the ninth grade of basic schooling and the first year of high school yields a negative coefficient for the interaction of interest, indicating a slowdown in the growth of dropout at the transition between cycles. The average effect estimated for high school is 16% relative to the pre-reform mean, underscoring the need for complementary integrated policies and targeted retention measures to mitigate unintended consequences of the reform.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectevasão escolarpt_BR
dc.subjectschool dropoutpt_BR
dc.subjectreforma do ensino médiopt_BR
dc.subjecthigh school reformpt_BR
dc.subjectdifference-in-differencespt_BR
dc.subjectdiferenças em diferençaspt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectavaliação de impactopt_BR
dc.subjectimpact evaluationpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titleImpacto da Reforma do Ensino Médio na Evasão Escolar em Minas Gerais: Uma Análise com Dados Municipais de 2017-2024pt_BR
dc.title.alternativeThe Impact of the Upper Secondary Education Reform on Student Dropout Rates in Minas Gerais: A Municipal-Level Analysis (2017–2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Saiani, Carlos Cesar Santejo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Josiane Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8049440514231340pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Marcelo Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305597232222132pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga se as alterações trazidas pela Reforma do Ensino Médio, tais como mudanças curriculares e a flexibilização por itinerários formativos, implementadas em 2022, influenciaram as taxas de evasão escolar nos municípios do estado de Minas Gerais. Para isso, foi utilizado um desenho de Diferenças em Diferenças em painel com efeitos fixos municipais e temporais, incluindo controles educacionais relevantes. Os resultados indicaram efeitos heterogêneos: no agregado e na rede pública, observou-se um aumento médio da evasão no Ensino Médio relativamente ao Ensino Fundamental; em contraste, a comparação direta entre o 9º ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio revelou um efeito negativo, sugerindo a atenuação da taxa de crescimento da evasão na transição entre etapas. À título de contextualização, a magnitude do efeito médio estimado no Ensino Médio equivale a um acréscimo de 16% frente à média pré-reforma, reforçando a necessidade de políticas complementares integradas e de medidas de apoio à permanência escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode193909828-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoReformaEnsino.pdfTCC746.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons