Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47353
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9568-7230
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Gestão da qualidade em serviços de prostituição masculina: uma análise sob a ótica da SERVQUAL
Author: Lima, Henrique Bossi Fernandes
First Advisor: Passos, Janduhy Camilo
First member of the Committee: Vasconcelos, Andrea
Second member of the Committee: Maemura, Marcia
Summary: A prostituição masculina, embora amplamente abordada nas Ciências Sociais, permanece pouco explorada no campo da Administração, especialmente no que se refere à gestão da qualidade em serviços. Partindo da compreensão de que essa atividade mobiliza práticas organizadas e estratégias relacionais próprias, este estudo propõe analisá-la como forma de prestação de serviço. O objetivo é examinar a qualidade percebida nos serviços prestados por garotos de programa a partir das cinco dimensões presentes no modelo SERVQUAL: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e aspectos tangíveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, com base na análise de quinze artigos, os quais foram selecionados devido a sua pertinência temática, considerando o enfoque na atuação dos profissionais e nos seus mecanismos de interação com a clientela. Os resultados indicam que os garotos de programa operam com uma racionalidade gerencial. Assim, eles: estruturam acordos; adaptam-se às demandas dos clientes; adotam medidas de proteção; cultivam vínculos afetivos e cuidam da imagem e do ambiente de atendimento. As dimensões do modelo SERVQUAL mostraram-se úteis para compreender a lógica da prestação de serviços nesse contexto, ampliando os enfoques da Administração. Isto, ao incorporar práticas marginalizadas que envolvem desempenho, valor percebido e gestão da experiência.
Keywords: Gestão de serviços
SERVQUAL
Prostituição masculina
Qualidade percebida
Garoto de programa
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LIMA, Henrique Bossi Fernandes. Gestão da qualidade em serviços de prostituição masculina: uma análise sob a ótica da SERVQUAL. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47353
Date of defense: 24-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoQualidadeServiços.pdfTCC286.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons