Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47331
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSousa, Alex Silva de-
dc.date.accessioned2025-10-07T14:09:49Z-
dc.date.available2025-10-07T14:09:49Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Alex Silva de. Formação e (In)justiças: Um Olhar sobre a EJA/EPT no Brasil, com Ênfase no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47331-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) in Brazil is a modality marked by historical, social, and structural challenges, aimed at individuals whose schooling trajectories were interrupted. Over the past decades, EJA has been consolidated as a public policy of inclusion and democratization of education, reaffirmed by the 1988 Federal Constitution and the LDB/1996. In this context, the integration between EJA and Professional and Technological Education (EPT) gains prominence, formalized by the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education modality (PROEJA), established by Decree No. 5.840/2006. The program seeks to overcome the historical duality between general education and vocational training, linking access to schooling with qualification for work and citizenship. This paper analyzes the trajectory of EJA and PROEJA, addressing their legal frameworks, pedagogical foundations, and the challenges surrounding their implementation. It is found that, despite its transformative potential, PROEJA faces significant obstacles, such as insufficient resources, lack of infrastructure, and difficulties in articulating the fields of general and professional education. Nevertheless, the proposal represents progress toward building a more inclusive school, open to dialogue with the realities of learners and committed to social justice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectVocational and Technological Educationpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectIntegral Human Formationpt_BR
dc.titleFormação e (In)justiças: Um Olhar sobre a EJA/EPT no Brasil, com Ênfase no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.advisor1Lattestuliobarbosa@ufu.brpt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Ângela Maria-
dc.contributor.referee1Lattesangela.soares@ufu.brpt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee2Lattesbrsoares@ufu.brpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil constitui-se como uma modalidade marcada por desafios históricos, sociais e estruturais, voltada a sujeitos cujas trajetórias escolares foram interrompidas. Ao longo das últimas décadas, a EJA consolidou-se como política pública de inclusão e democratização do ensino, reafirmada pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB/1996. Nesse cenário, ganha destaque a integração entre a EJA e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), formalizada pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), instituído pelo Decreto nº 5.840/2006. O programa busca superar a histórica dualidade entre formação geral e formação profissional, articulando o acesso à escolarização com a qualificação para o trabalho e a cidadania. Este trabalho analisa a trajetória da EJA e do PROEJA, abordando seus marcos legais, fundamentos pedagógicos e os desafios que permeiam sua implementação. Constata-se que, apesar de seu potencial transformador, o PROEJA enfrenta obstáculos significativos, como a insuficiência de recursos, a falta de infraestrutura e as dificuldades de articulação entre os campos da formação geral e profissional. Ainda assim, a proposta representa um avanço no sentido de construir uma escola mais inclusiva, aberta ao diálogo com as realidades dos educandos e comprometida com a justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode193727939-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Formação(In)justiçasOlhar.pdfTrabalho de Conclusão de Curso278.3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.