Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47316| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-9822-8318 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Entre furtos e devoluções: o uso do desenho animado Carmen Sandiego (2019) para o ensino de história e a valorização do patrimônio histórico-cultural |
| Título(s) alternativo(s): | Between thefts and restitutions: the use of the animated series Carmen Sandiego (2019) in history education and the valorization of historical-cultural heritage Entre hurtos y devoluciones: el uso de la serie animada Carmen Sandiego (2019) para la enseñanza de historia y la valorización del patrimonio histórico-cultural |
| Autor(es): | Pinto, Yago Araújo |
| Primeiro orientador: | Campo, Mônica Brincalepe |
| Primeiro coorientador: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
| Primeiro membro da banca: | Spini, Ana Paula |
| Segundo membro da banca: | Perini, Lígia Gomes |
| Resumo: | O presente trabalho buscou analisar se o desenho animado Carmen Sandiego (2019) pode contribuir para o Ensino de História e na valorização de patrimônios histórico-culturais, a partir dos desdobramentos da trama animada que envolve roubos/furtos e devoluções de diferentes patrimônios. Foi possível constatar as possibilidades dentro das animações para com o aprendizado histórico que permeia também um conhecimento das noções de patrimônios histórico-culturais, os valores agregados a eles e quais as potencialidades em se trabalhar envolvendo os três temas centrais: o desenho animado (Carmen Sandiego), o Ensino de História e os patrimônios histórico-culturais. |
| Abstract: | This study sought to analyze whether the cartoon Carmen Sandiego (2019) can contribute to history teaching and the appreciation of historical and cultural heritage, based on the developments of the animated plot, which involves robberies/thefts and returns of various heritage sites. It was possible to identify the possibilities within animations for historical learning, which also permeates an understanding of the notions of historical and cultural heritage, the values added to them, and the potential of working involving the three central themes: the cartoon (Carmen Sandiego), history teaching, and historical and cultural heritage. |
| Palavras-chave: | Carmen Sandiego Ensino de história History teaching Patrimônio histórico-cultural Historical-cultural heritage |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PINTO, Yago Araújo. Entre furtos e devoluções: o uso do desenho animado Carmen Sandiego (2019) para o ensino de história e a valorização do patrimônio histórico-cultural. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47316 |
| Data de defesa: | 18-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EntreFurtosDevoluções.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1.63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
