Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47307
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cubo mágico e sala de aula: uma parceria de sucesso
Título(s) alternativo(s): Rubik's cube and classroom: a successful partnership
Autor(es): Viana, Lucas Silva
Primeiro orientador: Fêmina, Lígia Laís
Primeiro membro da banca: Mello, Mirela Vanina
Segundo membro da banca: Oliveira, Danilo Elias
Resumo: O Cubo Mágico é muito mais que um simples brinquedo, configurando-se como um quebra-cabeça tridimensional de complexa resolução. O presente trabalho analisa esse jogo sob a perspectiva didático-pedagógica, evidenciando aspectos positivos no processo de aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento de diversas habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Para tanto, foi realizada uma oficina pedagógica com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, na qual se trabalhou o método de camadas comoestratégia de resolução do cubo. A atividade possibilitou a vivência prática e a ampliação de competências cognitivas e socioemocionais, reforçando o potencial do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino de Matemática.
Abstract: The Rubik’s Cube is much more than a simple toy; it’s a three-dimensional puzzle with complex solutions. This work examines this three-dimensional game, linked to a didactic-pedagogical activity, highlighting positive aspects of student learning, along with the development of various skills addressed by the BNCC. In addition, a pedagogical workshop was carried out with 9th-grade students, in which the layer-by-layer method was taught as a solving strategy. The activity enabled practical experience and the enhancement of cognitive and socioemotional competencies, reinforcing the potential of the Rubik’s Cube as a pedagogical resource in Mathematics education.
Palavras-chave: Cubo Mágico
Magic Cube
Habilidades da BNCC
Grupo
BNCC Skills
Group
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Assunto: Matemática
Cubo mágico
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: VIANA, Lucas Silva. Cubo mágico e sala de aula: uma parceria de sucesso. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393.ufu.di.2025.479.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.479
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47307
Data de defesa: 30-Ago-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CuboMagicoSala.pdf14.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.