Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47307| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Cubo mágico e sala de aula: uma parceria de sucesso |
| Título(s) alternativo(s): | Rubik's cube and classroom: a successful partnership |
| Autor(es): | Viana, Lucas Silva |
| Primeiro orientador: | Fêmina, Lígia Laís |
| Primeiro membro da banca: | Mello, Mirela Vanina |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Danilo Elias |
| Resumo: | O Cubo Mágico é muito mais que um simples brinquedo, configurando-se como um quebra-cabeça tridimensional de complexa resolução. O presente trabalho analisa esse jogo sob a perspectiva didático-pedagógica, evidenciando aspectos positivos no processo de aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento de diversas habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Para tanto, foi realizada uma oficina pedagógica com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, na qual se trabalhou o método de camadas comoestratégia de resolução do cubo. A atividade possibilitou a vivência prática e a ampliação de competências cognitivas e socioemocionais, reforçando o potencial do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino de Matemática. |
| Abstract: | The Rubik’s Cube is much more than a simple toy; it’s a three-dimensional puzzle with complex solutions. This work examines this three-dimensional game, linked to a didactic-pedagogical activity, highlighting positive aspects of student learning, along with the development of various skills addressed by the BNCC. In addition, a pedagogical workshop was carried out with 9th-grade students, in which the layer-by-layer method was taught as a solving strategy. The activity enabled practical experience and the enhancement of cognitive and socioemotional competencies, reinforcing the potential of the Rubik’s Cube as a pedagogical resource in Mathematics education. |
| Palavras-chave: | Cubo Mágico Magic Cube Habilidades da BNCC Grupo BNCC Skills Group |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Assunto: | Matemática Cubo mágico Aprendizagem |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
| Referência: | VIANA, Lucas Silva. Cubo mágico e sala de aula: uma parceria de sucesso. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393.ufu.di.2025.479. |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.479 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47307 |
| Data de defesa: | 30-Ago-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CuboMagicoSala.pdf | 14.83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
