Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViana, Lucas Silva-
dc.date.accessioned2025-10-06T14:02:19Z-
dc.date.available2025-10-06T14:02:19Z-
dc.date.issued2025-08-30-
dc.identifier.citationVIANA, Lucas Silva. Cubo mágico e sala de aula: uma parceria de sucesso. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393.ufu.di.2025.479.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47307-
dc.description.abstractThe Rubik’s Cube is much more than a simple toy; it’s a three-dimensional puzzle with complex solutions. This work examines this three-dimensional game, linked to a didactic-pedagogical activity, highlighting positive aspects of student learning, along with the development of various skills addressed by the BNCC. In addition, a pedagogical workshop was carried out with 9th-grade students, in which the layer-by-layer method was taught as a solving strategy. The activity enabled practical experience and the enhancement of cognitive and socioemotional competencies, reinforcing the potential of the Rubik’s Cube as a pedagogical resource in Mathematics education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCubo Mágicopt_BR
dc.subjectMagic Cubept_BR
dc.subjectHabilidades da BNCCpt_BR
dc.subjectGrupopt_BR
dc.subjectBNCC Skillspt_BR
dc.subjectGrouppt_BR
dc.titleCubo mágico e sala de aula: uma parceria de sucessopt_BR
dc.title.alternativeRubik's cube and classroom: a successful partnershippt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fêmina, Lígia Laís-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9459669871006143pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Mirela Vanina-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5618431403234156pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Danilo Elias-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/0408223386608112pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0205587306834544pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO Cubo Mágico é muito mais que um simples brinquedo, configurando-se como um quebra-cabeça tridimensional de complexa resolução. O presente trabalho analisa esse jogo sob a perspectiva didático-pedagógica, evidenciando aspectos positivos no processo de aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento de diversas habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Para tanto, foi realizada uma oficina pedagógica com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, na qual se trabalhou o método de camadas comoestratégia de resolução do cubo. A atividade possibilitou a vivência prática e a ampliação de competências cognitivas e socioemocionais, reforçando o potencial do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.479pt_BR
dc.crossref.doibatchide3d661d5-e6fc-4b82-b6b5-e8e50e562664-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoCubo mágicopt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagempt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CuboMagicoSala.pdf14.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.