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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8057-9385
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática
Autor(es): Freitas, Rebeca Fabri Rodrigues
Primeiro orientador: Meirelles, Letícia Lucinda
Primeiro membro da banca: Leite, Camila Tavares
Segundo membro da banca: Araújo, Leandro Silveira de
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta didática para o tratamento da partícula ‘se’ no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. O uso dessa partícula pode ser ilustrado por sentenças como: a mulher se lavou (‘se’ reflexivo); o vaso se quebrou (‘se’ incoativo); a professora se sentou (‘se’ médio). Com o intuito de verificar como o tema em questão é tratado no ensino regular, analisamos duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024), pertencentes a duas editoras distintas – a coleção “Araribá Conecta Português”, da Editora Moderna, e a coleção “Teláris Essencial Português”, da Editora Ática – além do material didático adotado em uma escola particular, o Colégio Anglo. Observamos que, condizentemente ao preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros tratam dessa partícula apenas a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental II e, seguindo a tradição gramatical, dentre os três tipos de ‘se’ apresentados anteriormente, mencionam apenas a existência do reflexivo, presente em sentenças como a mulher se lavou, com interpretação equivalente à sentença a mulher lavou a si mesma. Porém, esse não é o único tipo de ‘se’ existente em nossa língua, pois, na sentença o vaso se quebrou, o sujeito o vaso não quebra a si mesmo; e em a professora se sentou, embora o sujeito a professora seja o agente da ação de sentar, a partícula ‘se’ não pode ser interpretada como si mesma, uma vez que a frase *a professora sentou a si mesma é agramatical. Portanto, existe uma lacuna no tratamento dessa partícula na Educação Básica o que nos levou a propor, baseadas nos estudos na área da Interface Sintaxe-Semântica Lexical, uma possibilidade de tratamento didático, por meio de uma sequência de cinco exercícios, os quais objetivam tratar a diferença existente entre essas três formas, focando o conhecimento internalizado que o aluno já apresenta sobre sua língua materna. É importante frisar que tais exercícios levam o estudante a refletir sobre a forma e o uso do idioma, não se limitando a tarefas básicas de identificação e classificação dos termos da oração. Assim, seguindo a taxonomia de níveis de complexidade dos objetivos educacionais, proposta por Bloom at al. (1956) e ainda adotada na atualidade, propusemos atividades que trabalham saberes relacionados a domínios cognitivos intermediários e avançados, pois motivam a análise e aplicação de conhecimento, além da capacidade de generalização por parte do aluno.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Teaching of Portuguese Language;
Item lexical ‘se’
Semântica
Livros didáticos
Sintaxe
Lexical item ‘se’
Semantics
Textbooks
Syntax
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FREITAS, Rebeca Fabri Rodrigues. A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47299
Data de defesa: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

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