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dc.creatorFreitas, Rebeca Fabri Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-10-03T14:27:40Z-
dc.date.available2025-10-03T14:27:40Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationFREITAS, Rebeca Fabri Rodrigues. A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47299-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectTeaching of Portuguese Language;pt_BR
dc.subjectItem lexical ‘se’pt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectLexical item ‘se’pt_BR
dc.subjectSemanticspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectSyntaxpt_BR
dc.titleA partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Meirelles, Letícia Lucinda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3780901209278361pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Camila Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972776363494170pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Leandro Silveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591228811329004pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta didática para o tratamento da partícula ‘se’ no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. O uso dessa partícula pode ser ilustrado por sentenças como: a mulher se lavou (‘se’ reflexivo); o vaso se quebrou (‘se’ incoativo); a professora se sentou (‘se’ médio). Com o intuito de verificar como o tema em questão é tratado no ensino regular, analisamos duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024), pertencentes a duas editoras distintas – a coleção “Araribá Conecta Português”, da Editora Moderna, e a coleção “Teláris Essencial Português”, da Editora Ática – além do material didático adotado em uma escola particular, o Colégio Anglo. Observamos que, condizentemente ao preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros tratam dessa partícula apenas a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental II e, seguindo a tradição gramatical, dentre os três tipos de ‘se’ apresentados anteriormente, mencionam apenas a existência do reflexivo, presente em sentenças como a mulher se lavou, com interpretação equivalente à sentença a mulher lavou a si mesma. Porém, esse não é o único tipo de ‘se’ existente em nossa língua, pois, na sentença o vaso se quebrou, o sujeito o vaso não quebra a si mesmo; e em a professora se sentou, embora o sujeito a professora seja o agente da ação de sentar, a partícula ‘se’ não pode ser interpretada como si mesma, uma vez que a frase *a professora sentou a si mesma é agramatical. Portanto, existe uma lacuna no tratamento dessa partícula na Educação Básica o que nos levou a propor, baseadas nos estudos na área da Interface Sintaxe-Semântica Lexical, uma possibilidade de tratamento didático, por meio de uma sequência de cinco exercícios, os quais objetivam tratar a diferença existente entre essas três formas, focando o conhecimento internalizado que o aluno já apresenta sobre sua língua materna. É importante frisar que tais exercícios levam o estudante a refletir sobre a forma e o uso do idioma, não se limitando a tarefas básicas de identificação e classificação dos termos da oração. Assim, seguindo a taxonomia de níveis de complexidade dos objetivos educacionais, proposta por Bloom at al. (1956) e ainda adotada na atualidade, propusemos atividades que trabalham saberes relacionados a domínios cognitivos intermediários e avançados, pois motivam a análise e aplicação de conhecimento, além da capacidade de generalização por parte do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode193460050-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

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