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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47299Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Freitas, Rebeca Fabri Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T14:27:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T14:27:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-19 | - |
| dc.identifier.citation | FREITAS, Rebeca Fabri Rodrigues. A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47299 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Teaching of Portuguese Language; | pt_BR |
| dc.subject | Item lexical ‘se’ | pt_BR |
| dc.subject | Semântica | pt_BR |
| dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
| dc.subject | Sintaxe | pt_BR |
| dc.subject | Lexical item ‘se’ | pt_BR |
| dc.subject | Semantics | pt_BR |
| dc.subject | Textbooks | pt_BR |
| dc.subject | Syntax | pt_BR |
| dc.title | A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Meirelles, Letícia Lucinda | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3780901209278361 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leite, Camila Tavares | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1972776363494170 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Araújo, Leandro Silveira de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7591228811329004 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma proposta didática para o tratamento da partícula ‘se’ no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. O uso dessa partícula pode ser ilustrado por sentenças como: a mulher se lavou (‘se’ reflexivo); o vaso se quebrou (‘se’ incoativo); a professora se sentou (‘se’ médio). Com o intuito de verificar como o tema em questão é tratado no ensino regular, analisamos duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024), pertencentes a duas editoras distintas – a coleção “Araribá Conecta Português”, da Editora Moderna, e a coleção “Teláris Essencial Português”, da Editora Ática – além do material didático adotado em uma escola particular, o Colégio Anglo. Observamos que, condizentemente ao preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros tratam dessa partícula apenas a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental II e, seguindo a tradição gramatical, dentre os três tipos de ‘se’ apresentados anteriormente, mencionam apenas a existência do reflexivo, presente em sentenças como a mulher se lavou, com interpretação equivalente à sentença a mulher lavou a si mesma. Porém, esse não é o único tipo de ‘se’ existente em nossa língua, pois, na sentença o vaso se quebrou, o sujeito o vaso não quebra a si mesmo; e em a professora se sentou, embora o sujeito a professora seja o agente da ação de sentar, a partícula ‘se’ não pode ser interpretada como si mesma, uma vez que a frase *a professora sentou a si mesma é agramatical. Portanto, existe uma lacuna no tratamento dessa partícula na Educação Básica o que nos levou a propor, baseadas nos estudos na área da Interface Sintaxe-Semântica Lexical, uma possibilidade de tratamento didático, por meio de uma sequência de cinco exercícios, os quais objetivam tratar a diferença existente entre essas três formas, focando o conhecimento internalizado que o aluno já apresenta sobre sua língua materna. É importante frisar que tais exercícios levam o estudante a refletir sobre a forma e o uso do idioma, não se limitando a tarefas básicas de identificação e classificação dos termos da oração. Assim, seguindo a taxonomia de níveis de complexidade dos objetivos educacionais, proposta por Bloom at al. (1956) e ainda adotada na atualidade, propusemos atividades que trabalham saberes relacionados a domínios cognitivos intermediários e avançados, pois motivam a análise e aplicação de conhecimento, além da capacidade de generalização por parte do aluno. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193460050 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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