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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47299| ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-8057-9385 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática |
| Autor: | Freitas, Rebeca Fabri Rodrigues |
| Primer orientador: | Meirelles, Letícia Lucinda |
| Primer miembro de la banca: | Leite, Camila Tavares |
| Segundo miembro de la banca: | Araújo, Leandro Silveira de |
| Resumen: | O presente trabalho apresenta uma proposta didática para o tratamento da partícula ‘se’ no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. O uso dessa partícula pode ser ilustrado por sentenças como: a mulher se lavou (‘se’ reflexivo); o vaso se quebrou (‘se’ incoativo); a professora se sentou (‘se’ médio). Com o intuito de verificar como o tema em questão é tratado no ensino regular, analisamos duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2024), pertencentes a duas editoras distintas – a coleção “Araribá Conecta Português”, da Editora Moderna, e a coleção “Teláris Essencial Português”, da Editora Ática – além do material didático adotado em uma escola particular, o Colégio Anglo. Observamos que, condizentemente ao preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros tratam dessa partícula apenas a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental II e, seguindo a tradição gramatical, dentre os três tipos de ‘se’ apresentados anteriormente, mencionam apenas a existência do reflexivo, presente em sentenças como a mulher se lavou, com interpretação equivalente à sentença a mulher lavou a si mesma. Porém, esse não é o único tipo de ‘se’ existente em nossa língua, pois, na sentença o vaso se quebrou, o sujeito o vaso não quebra a si mesmo; e em a professora se sentou, embora o sujeito a professora seja o agente da ação de sentar, a partícula ‘se’ não pode ser interpretada como si mesma, uma vez que a frase *a professora sentou a si mesma é agramatical. Portanto, existe uma lacuna no tratamento dessa partícula na Educação Básica o que nos levou a propor, baseadas nos estudos na área da Interface Sintaxe-Semântica Lexical, uma possibilidade de tratamento didático, por meio de uma sequência de cinco exercícios, os quais objetivam tratar a diferença existente entre essas três formas, focando o conhecimento internalizado que o aluno já apresenta sobre sua língua materna. É importante frisar que tais exercícios levam o estudante a refletir sobre a forma e o uso do idioma, não se limitando a tarefas básicas de identificação e classificação dos termos da oração. Assim, seguindo a taxonomia de níveis de complexidade dos objetivos educacionais, proposta por Bloom at al. (1956) e ainda adotada na atualidade, propusemos atividades que trabalham saberes relacionados a domínios cognitivos intermediários e avançados, pois motivam a análise e aplicação de conhecimento, além da capacidade de generalização por parte do aluno. |
| Palabras clave: | Ensino de Língua Portuguesa Teaching of Portuguese Language; Item lexical ‘se’ Semântica Livros didáticos Sintaxe Lexical item ‘se’ Semantics Textbooks Syntax |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | FREITAS, Rebeca Fabri Rodrigues. A partícula 'se' nas aulas de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47299 |
| Fecha de defensa: | 19-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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