Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47284
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Orixalidades na literatura: o método recepcional na implementação da Lei 11.645/08
Alternate title (s): Orixalidades en la literatura: el método recepcional en la implementación de la Ley 11.645/08
Author: Vitório, Gabriela Schwartz
First Advisor: Barth, Pedro Afonso
First member of the Committee: Araujo, Débora Cristina de
Second member of the Committee: Damasceno, Carolina Duarte
Summary: Este trabalho apresenta e analisa o debate que emerge a partir de textos literários que incorporam elementos da cultura e da religiosidade afro-brasileira. A proposta não se limita à elaboração de uma prática didática voltada ao combate à intolerância religiosa, mas também se configura como sugestão metodológica para o ensino de literatura em consonância com a Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os componentes curriculares da educação básica, com ênfase em disciplinas como a literatura. A pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta metodológica e aplicá-la em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II, partindo da hipótese de que a literatura pode fomentar reflexões sobre identidade, preconceito e desconstrução de estereótipos associados às religiosidades afro-brasileiras. As obras selecionadas para este estudo incluem Oiá e o búfalo interior, de Kiusam de Oliveira; Abayomi: o reluzir de encontros preciosos, de Lívia Vaz e Chiara Ramos; e As lendas de Dandara, de Jarid Arraes, todas trazendo elementos da cultura afro-brasileira e da mitologia dos orixás, com o intuito de problematizar valores, resistência e ancestralidade presentes nessas narrativas. A proposta de intervenção baseou-se em uma sequência didática adaptada do método recepcional, desenvolvido por Bordini e Aguiar (1988), na qual os estudantes foram convidados a construir sentidos de leitura a partir do diálogo entre expectativas prévias e a mediação docente. Questionários e diários de leitura foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, permitindo acompanhar tanto os deslocamentos do horizonte de expectativas quanto a dimensão afetiva do processo de recepção. Os resultados revelam que a leitura mediada dessas obras possibilitou a ampliação da visão crítica dos estudantes sobre questões raciais, culturais e sociais, fortalecendo sua capacidade de identificar preconceitos e reconhecer a diversidade como valor. Além disso, observou-se maior disposição em concluir leituras integrais e relatos de prazer estético com o texto literário. Em síntese, este trabalho evidencia que a literatura afro-brasileira, quando integrada a práticas pedagógicas críticas, contribui não apenas para o letramento literário, mas também para a formação cidadã, para a promoção do respeito à diversidade religiosa e cultural e para o enfrentamento do racismo.
Abstract: Este trabajo presenta y analiza el debate que surge a partir de textos literarios que incorporan elementos de la cultura y la religiosidad afrobrasileña. La propuesta no se limita a la elaboración de una práctica didáctica orientada al combate de la intolerancia religiosa, sino que también se configura como una sugerencia metodológica para la enseñanza de la literatura en consonancia con la Ley 11.645/2008, que establece la obligatoriedad del estudio de la historia y la cultura africana, afrobrasileña e indígena en todos los componentes curriculares de la educación básica, con énfasis en disciplinas como la literatura. La investigación tuvo como objetivo elaborar una propuesta metodológica y aplicarla en una clase de 6º grado, partiendo de la hipótesis de que la literatura puede fomentar reflexiones sobre identidad, prejuicio y deconstrucción de estereotipos asociados a las religiosidades afrobrasileñas. Las obras seleccionadas para este estudio incluyen Oiá e o búfalo interior, de Kiusam de Oliveira; Abayomi: o reluzir de encontros preciosos, de Lívia Vaz y Chiara Ramos; y As lendas de Dandara, de Jarid Arraes, todas ellas con elementos de la cultura afrobrasileña y de la mitología de los orixás, con el propósito de problematizar valores, resistencia y ancestralidad presentes en estas narrativas. La propuesta de intervención se basó en una secuencia didáctica adaptada del método recepcional desarrollado por Bordini y Aguiar (1988), en la cual los estudiantes fueron invitados a construir sentidos de lectura a partir del diálogo entre sus expectativas previas y la mediación docente. Se utilizaron cuestionarios y diarios de lectura como instrumentos de recolección de datos, lo que permitió acompañar tanto los desplazamientos del horizonte de expectativas como la dimensión afectiva del proceso de recepción. Los resultados revelan que la lectura mediada de estas obras posibilitó la ampliación de la visión crítica de los estudiantes sobre cuestiones raciales, culturales y sociales, fortaleciendo su capacidad para identificar prejuicios y reconocer la diversidad como un valor. Además, se observó una mayor disposición para concluir lecturas integrales y se registraron relatos de placer estético con el texto literario. En síntesis, este trabajo evidencia que la literatura afrobrasileña, cuando se integra en prácticas pedagógicas críticas, contribuye no solo al desarrollo del alfabetismo literario, sino también a la formación ciudadana, a la promoción del respeto por la diversidad religiosa y cultural, y al enfrentamiento del racismo.
Keywords: Ensino de Literatura
Método Recepcional
Educação para as Relações Étnico-raciais
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Subject: Linguística
Literatura - Estudo e ensino
Racismo na educação
Discriminação na educação
Grupos étnicos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: VITÓRIO, Gabriela Schwartz. Orixalidades na literatura: o método recepcional na aplicação da Lei 11.645/08. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.530
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.530
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47284
Date of defense: 14-Aug-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OrixalidadesLiteraturaMétodo.pdf25.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.