Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2027-08-25
Título: Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia
Autor: Serafim, Doris Alves Ferreira
Primer orientador: Buiatti, Viviane Prado
Primer miembro de la banca: Buiatti, Viviane Prado
Segundo miembro de la banca: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Tercer miembro de la banca: Leite, Anna Paula Martins
Resumen: Esse estudo analisou a formação docente voltada à inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, a partir da percepção de monitoras participantes de um projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi compreender de que forma os docentes têm sido preparados para atender estudantes com deficiência, quais recursos institucionais estão disponíveis e como esses dispositivos podem apoiar a prática pedagógica inclusiva. A pesquisa utilizou análise documental de artigos acadêmicos publicados entre 2014 e 2025 e coleta de dados por meio de formulário respondido por sete monitoras, em abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram lacunas significativas tanto na formação docente quanto na estrutura de apoio institucional. Observou-se que muitos saberes sobre inclusão emergem diretamente da prática social e da experiência com os estudantes, mais do que de formações sistemáticas. Constatou-se ainda que a universidade, enquanto espaço de tensão entre o instituído e o instituinte, pode tanto reforçar barreiras quanto favorecer processos de inclusão. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimento contínuo em formação docente, fortalecimento de políticas institucionais e valorização das experiências práticas como parte fundamental do processo formativo.
Palabras clave: Inclusão
Formação Docente
Políticas Inclusivas
Acessibilidade
Monitoria
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SERAFIM, Doris Alves Ferreira. Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258
Fecha de defensa: 25-ago-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoDocenteInclusão.pdf
  Hasta 2027-08-25
304.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.