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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-08-25
Título: Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Serafim, Doris Alves Ferreira
Primeiro orientador: Buiatti, Viviane Prado
Primeiro membro da banca: Buiatti, Viviane Prado
Segundo membro da banca: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Terceiro membro da banca: Leite, Anna Paula Martins
Resumo: Esse estudo analisou a formação docente voltada à inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, a partir da percepção de monitoras participantes de um projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi compreender de que forma os docentes têm sido preparados para atender estudantes com deficiência, quais recursos institucionais estão disponíveis e como esses dispositivos podem apoiar a prática pedagógica inclusiva. A pesquisa utilizou análise documental de artigos acadêmicos publicados entre 2014 e 2025 e coleta de dados por meio de formulário respondido por sete monitoras, em abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram lacunas significativas tanto na formação docente quanto na estrutura de apoio institucional. Observou-se que muitos saberes sobre inclusão emergem diretamente da prática social e da experiência com os estudantes, mais do que de formações sistemáticas. Constatou-se ainda que a universidade, enquanto espaço de tensão entre o instituído e o instituinte, pode tanto reforçar barreiras quanto favorecer processos de inclusão. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimento contínuo em formação docente, fortalecimento de políticas institucionais e valorização das experiências práticas como parte fundamental do processo formativo.
Palavras-chave: Inclusão
Formação Docente
Políticas Inclusivas
Acessibilidade
Monitoria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SERAFIM, Doris Alves Ferreira. Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258
Data de defesa: 25-Ago-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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