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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| Término do embargo: | 2027-08-25 |
| Título: | Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia |
| Autor(es): | Serafim, Doris Alves Ferreira |
| Primeiro orientador: | Buiatti, Viviane Prado |
| Primeiro membro da banca: | Buiatti, Viviane Prado |
| Segundo membro da banca: | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim |
| Terceiro membro da banca: | Leite, Anna Paula Martins |
| Resumo: | Esse estudo analisou a formação docente voltada à inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, a partir da percepção de monitoras participantes de um projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi compreender de que forma os docentes têm sido preparados para atender estudantes com deficiência, quais recursos institucionais estão disponíveis e como esses dispositivos podem apoiar a prática pedagógica inclusiva. A pesquisa utilizou análise documental de artigos acadêmicos publicados entre 2014 e 2025 e coleta de dados por meio de formulário respondido por sete monitoras, em abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram lacunas significativas tanto na formação docente quanto na estrutura de apoio institucional. Observou-se que muitos saberes sobre inclusão emergem diretamente da prática social e da experiência com os estudantes, mais do que de formações sistemáticas. Constatou-se ainda que a universidade, enquanto espaço de tensão entre o instituído e o instituinte, pode tanto reforçar barreiras quanto favorecer processos de inclusão. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimento contínuo em formação docente, fortalecimento de políticas institucionais e valorização das experiências práticas como parte fundamental do processo formativo. |
| Palavras-chave: | Inclusão Formação Docente Políticas Inclusivas Acessibilidade Monitoria |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SERAFIM, Doris Alves Ferreira. Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258 |
| Data de defesa: | 25-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| FormaçãoDocenteInclusão.pdf Até 2027-08-25 | 304.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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