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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSerafim, Doris Alves Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-02T14:33:09Z-
dc.date.available2025-10-02T14:33:09Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.citationSERAFIM, Doris Alves Ferreira. Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPolíticas Inclusivaspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.titleFormação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Anna Paula Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9570118188072027pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo analisou a formação docente voltada à inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, a partir da percepção de monitoras participantes de um projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi compreender de que forma os docentes têm sido preparados para atender estudantes com deficiência, quais recursos institucionais estão disponíveis e como esses dispositivos podem apoiar a prática pedagógica inclusiva. A pesquisa utilizou análise documental de artigos acadêmicos publicados entre 2014 e 2025 e coleta de dados por meio de formulário respondido por sete monitoras, em abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram lacunas significativas tanto na formação docente quanto na estrutura de apoio institucional. Observou-se que muitos saberes sobre inclusão emergem diretamente da prática social e da experiência com os estudantes, mais do que de formações sistemáticas. Constatou-se ainda que a universidade, enquanto espaço de tensão entre o instituído e o instituinte, pode tanto reforçar barreiras quanto favorecer processos de inclusão. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimento contínuo em formação docente, fortalecimento de políticas institucionais e valorização das experiências práticas como parte fundamental do processo formativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsO embargo do arquivo PDF/A deste trabalho justifica-se pelo fato de se tratar de um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica ainda não publicada. Dessa forma, a disponibilização imediata poderia comprometer a originalidade e a futura divulgação científica dos resultados em outros formatos acadêmicos. O pedido está em consonância com o Art. 8º da Portaria Reito nº 312, de 28 de março de 2022, que prevê exceções quanto à obrigatoriedade de disponibilização integral no Repositório Institucional da UFU, resguardando a integridade e a proteção dos trabalhos que ainda se encontram em processo de publicação.pt_BR
dc.description.embargo2027-08-25pt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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