Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Serafim, Doris Alves Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-02T14:33:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-02T14:33:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-25 | - |
| dc.identifier.citation | SERAFIM, Doris Alves Ferreira. Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47258 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| dc.subject | Políticas Inclusivas | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Monitoria | pt_BR |
| dc.title | Formação docente e inclusão no ensino superior: percepção dos/as monitores/as do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9612994687828540 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Leite, Anna Paula Martins | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9570118188072027 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esse estudo analisou a formação docente voltada à inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, a partir da percepção de monitoras participantes de um projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi compreender de que forma os docentes têm sido preparados para atender estudantes com deficiência, quais recursos institucionais estão disponíveis e como esses dispositivos podem apoiar a prática pedagógica inclusiva. A pesquisa utilizou análise documental de artigos acadêmicos publicados entre 2014 e 2025 e coleta de dados por meio de formulário respondido por sete monitoras, em abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram lacunas significativas tanto na formação docente quanto na estrutura de apoio institucional. Observou-se que muitos saberes sobre inclusão emergem diretamente da prática social e da experiência com os estudantes, mais do que de formações sistemáticas. Constatou-se ainda que a universidade, enquanto espaço de tensão entre o instituído e o instituinte, pode tanto reforçar barreiras quanto favorecer processos de inclusão. Conclui-se que a efetivação da inclusão requer investimento contínuo em formação docente, fortalecimento de políticas institucionais e valorização das experiências práticas como parte fundamental do processo formativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | O embargo do arquivo PDF/A deste trabalho justifica-se pelo fato de se tratar de um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica ainda não publicada. Dessa forma, a disponibilização imediata poderia comprometer a originalidade e a futura divulgação científica dos resultados em outros formatos acadêmicos. O pedido está em consonância com o Art. 8º da Portaria Reito nº 312, de 28 de março de 2022, que prevê exceções quanto à obrigatoriedade de disponibilização integral no Repositório Institucional da UFU, resguardando a integridade e a proteção dos trabalhos que ainda se encontram em processo de publicação. | pt_BR |
| dc.description.embargo | 2027-08-25 | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoDocenteInclusão.pdf Hasta 2027-08-25 | 304.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.