Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47249
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7829-9212
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito
Título(s) alternativo(s): Pedagogical mediation according to the ethics and pedagogicality of conflict
Autor(es): Ribeiro, Cleberson Pinelli
Primeiro orientador: Danelon, Márcio
Primeiro membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo membro da banca: Novais, Gercina Santana
Terceiro membro da banca: Alves, Igor Silva
Quarto membro da banca: Oliveira, Manoel Messias de
Resumo: Ribeiro, Cleberson Pinelli. A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito. 2025. (Tese de doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2025. A tese investiga o papel do conflito no contexto educacional, problematizando a visão tradicional que o associa à indisciplina e violência, em contraposição a uma perspectiva que o reconhece como elemento constitutivo e potencializador da prática pedagógica. Seu objetivo central é demonstrar que o conflito possui uma pedagogicidade e uma eticidade intrínsecas, capazes de transformá-lo em oportunidade educativa, sustentando essa tese a partir da filosofia dialógica de Martin Buber. O conceito de pedagogicidade é expandido a partir da noção proposta por Raic (2015), que a entende como um processo contínuo de devir-pedagogo. Já a eticidade é interpretada como a potência do indivíduo em constituir-se sujeito ético. Em conjunto, a pedagogicidade e a eticidade do conflito emergem como pilares fundamentais para a orientação de uma perspectiva educacional dialógica e potencialmente transformadora. Metodologicamente, a pesquisa combina análise documental de registros escolares com revisão bibliográfica de literatura, abarcando produções acadêmicas sobre mediação pedagógica e conflito. Os resultados obtidos reforçam que a mediação não se configura como técnica de controle, mas como fenômeno emergente do encontro dialógico entre sujeitos, inspirada na filosofia de Martin Buber. Com isso, pode-se dizer que a investigação consolidou a eticidade como formação contínua e integral e a pedagogicidade como devir permanente, superando visões normativas e reducionistas do conflito. Enfim, acredita-se que contribuições desta pesquisa se situam nos planos teórico, metodológico e prático, ao tomar o conflito como elemento formativo, e abrindo perspectivas para investigações futuras sobre a mediação pedagógica em contextos diversos.
Abstract: The dissertation titled "Pedagogical Mediation According to the Ethics and Pedagogicality of Conflict" explores the role of conflict in educational settings. The central aim of this research is to demonstrate that conflict inherently possesses pedagogical and ethical qualities, transforming it into an educational opportunity. This argument is grounded in Martin Buber's dialogical philosophy. The definition of pedagogicality is expanded based on Raic's (2015) concept, which views it as a continuous process of becoming a pedagogue. Ethics is understood as the individual's capacity to become an ethical subject, which involves moving beyond personal desires and immediate interests; this is closely linked to the idea of mediation. The dissertation advocates for a shift from viewing conflict in pedagogy to developing a pedagogy of conflict. Within this framework, both pedagogy and the ethics of conflict emerge as essential pillars for a dialogical and transformative educational model. Methodologically, the research combines documentary analysis of school records with a literature review that includes academic works on pedagogical mediation and conflict. The findings reveal that mediation is not merely a control technique but rather an emergent phenomenon arising from the dialogical interactions between individuals, consistent with Buber's philosophy. The theoretical investigation establishes ethics as a continuous process of ethical formation and pedagogicality as a perpetual journey of development, thereby overcoming narrow and reductionist views of conflict. The documentary analysis further disclosed that school practices often adhere to punitive and fragmented conceptions, which are far removed from the proposed dialogical perspective. The contributions of this research are theoretical, methodological, and practical, as it integrates conflict as a formative element and paves the way for future research on pedagogical mediation in various contexts.
Palavras-chave: Mediação pedagógica
Pedagogical mediation
Conflito
Conflict
Pedagogicidade
Pedagogicality
Eticidade
Ethics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Assunto: Educação
Psicologia educacional
Ética
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: RIBEIRO, Cleberson Pinelli. A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito. 2025. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5522.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5522
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47249
Data de defesa: 30-Ago-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
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