Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47249
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7829-9212
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito
Alternate title (s): Pedagogical mediation according to the ethics and pedagogicality of conflict
Author: Ribeiro, Cleberson Pinelli
First Advisor: Danelon, Márcio
First member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Second member of the Committee: Novais, Gercina Santana
Third member of the Committee: Alves, Igor Silva
Fourth member of the Committee: Oliveira, Manoel Messias de
Summary: Ribeiro, Cleberson Pinelli. A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito. 2025. (Tese de doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2025. A tese investiga o papel do conflito no contexto educacional, problematizando a visão tradicional que o associa à indisciplina e violência, em contraposição a uma perspectiva que o reconhece como elemento constitutivo e potencializador da prática pedagógica. Seu objetivo central é demonstrar que o conflito possui uma pedagogicidade e uma eticidade intrínsecas, capazes de transformá-lo em oportunidade educativa, sustentando essa tese a partir da filosofia dialógica de Martin Buber. O conceito de pedagogicidade é expandido a partir da noção proposta por Raic (2015), que a entende como um processo contínuo de devir-pedagogo. Já a eticidade é interpretada como a potência do indivíduo em constituir-se sujeito ético. Em conjunto, a pedagogicidade e a eticidade do conflito emergem como pilares fundamentais para a orientação de uma perspectiva educacional dialógica e potencialmente transformadora. Metodologicamente, a pesquisa combina análise documental de registros escolares com revisão bibliográfica de literatura, abarcando produções acadêmicas sobre mediação pedagógica e conflito. Os resultados obtidos reforçam que a mediação não se configura como técnica de controle, mas como fenômeno emergente do encontro dialógico entre sujeitos, inspirada na filosofia de Martin Buber. Com isso, pode-se dizer que a investigação consolidou a eticidade como formação contínua e integral e a pedagogicidade como devir permanente, superando visões normativas e reducionistas do conflito. Enfim, acredita-se que contribuições desta pesquisa se situam nos planos teórico, metodológico e prático, ao tomar o conflito como elemento formativo, e abrindo perspectivas para investigações futuras sobre a mediação pedagógica em contextos diversos.
Abstract: The dissertation titled "Pedagogical Mediation According to the Ethics and Pedagogicality of Conflict" explores the role of conflict in educational settings. The central aim of this research is to demonstrate that conflict inherently possesses pedagogical and ethical qualities, transforming it into an educational opportunity. This argument is grounded in Martin Buber's dialogical philosophy. The definition of pedagogicality is expanded based on Raic's (2015) concept, which views it as a continuous process of becoming a pedagogue. Ethics is understood as the individual's capacity to become an ethical subject, which involves moving beyond personal desires and immediate interests; this is closely linked to the idea of mediation. The dissertation advocates for a shift from viewing conflict in pedagogy to developing a pedagogy of conflict. Within this framework, both pedagogy and the ethics of conflict emerge as essential pillars for a dialogical and transformative educational model. Methodologically, the research combines documentary analysis of school records with a literature review that includes academic works on pedagogical mediation and conflict. The findings reveal that mediation is not merely a control technique but rather an emergent phenomenon arising from the dialogical interactions between individuals, consistent with Buber's philosophy. The theoretical investigation establishes ethics as a continuous process of ethical formation and pedagogicality as a perpetual journey of development, thereby overcoming narrow and reductionist views of conflict. The documentary analysis further disclosed that school practices often adhere to punitive and fragmented conceptions, which are far removed from the proposed dialogical perspective. The contributions of this research are theoretical, methodological, and practical, as it integrates conflict as a formative element and paves the way for future research on pedagogical mediation in various contexts.
Keywords: Mediação pedagógica
Pedagogical mediation
Conflito
Conflict
Pedagogicidade
Pedagogicality
Eticidade
Ethics
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Subject: Educação
Psicologia educacional
Ética
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: RIBEIRO, Cleberson Pinelli. A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito. 2025. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5522.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5522
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47249
Date of defense: 30-Aug-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mediaçãoPedagógicaSegundoEticidade.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons