Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Cleberson Pinelli-
dc.date.accessioned2025-10-02T13:17:59Z-
dc.date.available2025-10-02T13:17:59Z-
dc.date.issued2025-08-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Cleberson Pinelli. A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito. 2025. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5522.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47249-
dc.description.abstractThe dissertation titled "Pedagogical Mediation According to the Ethics and Pedagogicality of Conflict" explores the role of conflict in educational settings. The central aim of this research is to demonstrate that conflict inherently possesses pedagogical and ethical qualities, transforming it into an educational opportunity. This argument is grounded in Martin Buber's dialogical philosophy. The definition of pedagogicality is expanded based on Raic's (2015) concept, which views it as a continuous process of becoming a pedagogue. Ethics is understood as the individual's capacity to become an ethical subject, which involves moving beyond personal desires and immediate interests; this is closely linked to the idea of mediation. The dissertation advocates for a shift from viewing conflict in pedagogy to developing a pedagogy of conflict. Within this framework, both pedagogy and the ethics of conflict emerge as essential pillars for a dialogical and transformative educational model. Methodologically, the research combines documentary analysis of school records with a literature review that includes academic works on pedagogical mediation and conflict. The findings reveal that mediation is not merely a control technique but rather an emergent phenomenon arising from the dialogical interactions between individuals, consistent with Buber's philosophy. The theoretical investigation establishes ethics as a continuous process of ethical formation and pedagogicality as a perpetual journey of development, thereby overcoming narrow and reductionist views of conflict. The documentary analysis further disclosed that school practices often adhere to punitive and fragmented conceptions, which are far removed from the proposed dialogical perspective. The contributions of this research are theoretical, methodological, and practical, as it integrates conflict as a formative element and paves the way for future research on pedagogical mediation in various contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectConflictpt_BR
dc.subjectPedagogicidadept_BR
dc.subjectPedagogicalitypt_BR
dc.subjectEticidadept_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.titleA mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflitopt_BR
dc.title.alternativePedagogical mediation according to the ethics and pedagogicality of conflictpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Danelon, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.contributor.referee1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee2Novais, Gercina Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025258161808593pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Igor Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096934830974706pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Manoel Messias de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9645234013690310pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0070338984970668pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoRibeiro, Cleberson Pinelli. A mediação pedagógica segundo a eticidade e pedagogicidade do conflito. 2025. (Tese de doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2025. A tese investiga o papel do conflito no contexto educacional, problematizando a visão tradicional que o associa à indisciplina e violência, em contraposição a uma perspectiva que o reconhece como elemento constitutivo e potencializador da prática pedagógica. Seu objetivo central é demonstrar que o conflito possui uma pedagogicidade e uma eticidade intrínsecas, capazes de transformá-lo em oportunidade educativa, sustentando essa tese a partir da filosofia dialógica de Martin Buber. O conceito de pedagogicidade é expandido a partir da noção proposta por Raic (2015), que a entende como um processo contínuo de devir-pedagogo. Já a eticidade é interpretada como a potência do indivíduo em constituir-se sujeito ético. Em conjunto, a pedagogicidade e a eticidade do conflito emergem como pilares fundamentais para a orientação de uma perspectiva educacional dialógica e potencialmente transformadora. Metodologicamente, a pesquisa combina análise documental de registros escolares com revisão bibliográfica de literatura, abarcando produções acadêmicas sobre mediação pedagógica e conflito. Os resultados obtidos reforçam que a mediação não se configura como técnica de controle, mas como fenômeno emergente do encontro dialógico entre sujeitos, inspirada na filosofia de Martin Buber. Com isso, pode-se dizer que a investigação consolidou a eticidade como formação contínua e integral e a pedagogicidade como devir permanente, superando visões normativas e reducionistas do conflito. Enfim, acredita-se que contribuições desta pesquisa se situam nos planos teórico, metodológico e prático, ao tomar o conflito como elemento formativo, e abrindo perspectivas para investigações futuras sobre a mediação pedagógica em contextos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration185pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5522pt_BR
dc.orcid.putcode193382973-
dc.crossref.doibatchid8b9ecfab-549a-4363-8afb-521ec941290c-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.autorizadoÉticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mediaçãoPedagógicaSegundoEticidade.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons