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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5539-0313
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre ação e reflexão: percursos formativos de um estágio à luz da educação ambiental crítica
Título(s) alternativo(s): Between action and reflection: training pathways of an internship in the light of critical environmental education
Autor(es): Fonseca, Gabrielly Lemos da
Primeiro orientador: Pereira, Francielle Amâncio
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Carlos de
Segundo membro da banca: Reis, Flávia Machado dos
Resumo: O presente trabalho objetiva narrar e analisar as vivências da pesquisadora durante seu estágio curricular não obrigatório em uma empresa do ramo alimentício, buscando compreender como as práticas ali desenvolvidas dialogam com os pressupostos da educação ambiental e quais sentidos emergem dessa experiência formativa à luz de uma perspectiva reflexiva e transformadora. O estudo é de natureza qualitativa e fundamenta-se na pesquisa narrativa autobiográfica. Os dados foram produzidos por meio de registros reflexivos em diário de campo e complementados por reflexões posteriores, sendo submetidos à análise temática crítica. As vivências possibilitaram identificar práticas de educação ambiental implementadas no ambiente corporativo, como a gestão de resíduos, a reutilização de água, os treinamentos voltados a colaboradores e as ações externas em escolas. Apesar do caráter educativo dessas iniciativas, os resultados revelaram contradições entre o discurso institucional e as práticas adotadas, evidenciando que grande parte dessas ações é direcionada à manutenção da imagem empresarial e não à transformação efetiva dos processos de produção e consumo. A experiência contribuiu para o desenvolvimento de uma leitura crítica acerca das limitações da sustentabilidade empresarial e reforçou a compreensão da educação ambiental como processo que deve integrar dimensões sociais, culturais, políticas e econômicas. Conclui-se que o estágio foi significativo para a formação acadêmica e profissional da autora, ao estimular reflexões sobre os desafios da prática educativa crítica em contextos corporativos e sobre a necessidade de abordagens que promovam mudanças estruturais na relação sociedade-natureza.
Abstract: This study aims to narrate and analyze the researcher’s experiences during a non-mandatory curricular internship in a food industry company, seeking to understand how the practices developed their dialogue with the assumptions of environmental education and what meanings emerge from this formative experience in light of a reflective and transformative perspective. The research is qualitative in nature and is based on autobiographical narrative inquiry. Data were produced through reflective records in a field diary and complemented by subsequent reflections, being subjected to critical thematic analysis. The experiences made it possible to identify environmental education practices implemented in the corporate environment, such as waste management, water reuse, employee training, and external actions in schools. Despite the educational nature of these initiatives, the results revealed contradictions between the institutional discourse and the practices adopted, showing that much of these actions are aimed at maintaining the corporate image rather than effectively transforming production and consumption processes. The internship contributed to the development of a critical understanding of the limitations of corporate sustainability and reinforced the conception of environmental education as a process that should integrate social, cultural, political, and economic dimensions. It is concluded that the internship was significant for the author’s academic and professional training, as it stimulated reflections on the challenges of critical educational practice in corporate contexts and on the need for approaches that promote structural changes in the society-nature relationship.
Palavras-chave: Formação docente
Sustentabilidade empresarial
Estágio curricular
Educação ambiental crítica
Critical environmental education
Curricular internship
Corporate sustainability
Teacher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FONSECA, Gabrielly Lemos da. Entre ação e reflexão: percursos formativos de um estágio à luz da educação ambiental crítica. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47166
Data de defesa: 10-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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