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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-09-30
Título: Processo de tomada de decisão de compras, uma análise acerca da influência infantil
Autor(es): Oliveira, Talita de Jesus
Primeiro orientador: Silva, Jussara Goulart da
Primeiro membro da banca: Prado, Rejane Alexandrina Pereira Domingues Pereira
Segundo membro da banca: Ferreira, Marlette Cassia Oliveira
Resumo: A crescente valorização da criança como agente ativo nas atividades domésticas e sociais tem reconfigurado a dinâmica de consumo familiar. Este estudo investigou a significativa influência das crianças nos processos de compra, tanto em produtos diretamente a elas destinados quanto nas decisões de consumo familiar mais amplas. O objetivo central da pesquisa foi avaliar a percepção de pais e tutores residentes em Ituiutaba/MG, acerca do nível de influência exercido por crianças de até 12 anos nas decisões de compra da família. Adicionalmente, buscou-se analisar em qual momento do processo de decisão essa influência se manifesta com maior peso e identificar os principais fatores que a desencadeiam. A metodologia empregada foi de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e utilização de pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado em cinco sessões, aplicado a pais e tutores em Ituiutaba. Os principais resultados demonstram que as crianças exercem, de fato, um alto nível de influência nas escolhas de consumo familiar. A conclusão principal do estudo apontou as mídias digitais como o fator de maior influência na percepção dos responsáveis. Além disso, a combinação de fatores internos (como personalidade e experiência da criança) e fatores externos (como cultura e grupo social) se mostrou crucial para moldar esse comportamento. O estudo possui extrema relevância estratégica para as empresas, pois fornece insights valiosos que podem subsidiar a implementação de estratégias de marketing mais eficazes, considerando o público infantil como um segmento promissor e ativo no mercado.
Palavras-chave: Crianças
público infantil
decisão de compra
influência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA.Talita de Jesus. Processo de tomada de decisão de compras, uma análise acerca da influência infantil. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47140
Data de defesa: 24-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

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