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dc.creatorOliveira, Talita de Jesus-
dc.date.accessioned2025-09-30T16:03:18Z-
dc.date.available2025-09-30T16:03:18Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA.Talita de Jesus. Processo de tomada de decisão de compras, uma análise acerca da influência infantil. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47140-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectpúblico infantilpt_BR
dc.subjectdecisão de comprapt_BR
dc.subjectinfluênciapt_BR
dc.titleProcesso de tomada de decisão de compras, uma análise acerca da influência infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jussara Goulart da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Rejane Alexandrina Pereira Domingues Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3932595497052980pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Marlette Cassia Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2937308838723238pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA crescente valorização da criança como agente ativo nas atividades domésticas e sociais tem reconfigurado a dinâmica de consumo familiar. Este estudo investigou a significativa influência das crianças nos processos de compra, tanto em produtos diretamente a elas destinados quanto nas decisões de consumo familiar mais amplas. O objetivo central da pesquisa foi avaliar a percepção de pais e tutores residentes em Ituiutaba/MG, acerca do nível de influência exercido por crianças de até 12 anos nas decisões de compra da família. Adicionalmente, buscou-se analisar em qual momento do processo de decisão essa influência se manifesta com maior peso e identificar os principais fatores que a desencadeiam. A metodologia empregada foi de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e utilização de pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado em cinco sessões, aplicado a pais e tutores em Ituiutaba. Os principais resultados demonstram que as crianças exercem, de fato, um alto nível de influência nas escolhas de consumo familiar. A conclusão principal do estudo apontou as mídias digitais como o fator de maior influência na percepção dos responsáveis. Além disso, a combinação de fatores internos (como personalidade e experiência da criança) e fatores externos (como cultura e grupo social) se mostrou crucial para moldar esse comportamento. O estudo possui extrema relevância estratégica para as empresas, pois fornece insights valiosos que podem subsidiar a implementação de estratégias de marketing mais eficazes, considerando o público infantil como um segmento promissor e ativo no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsO presente trabalho está sendo submetido com embargo de disponibilização no Repositório Institucional da UFU, em conformidade com o Art. 8º da Portaria Reito nº 312, de 28 de março de 2022. A restrição se justifica em razão de que seu conteúdo contempla resultados de pesquisa potencialmente passíveis de publicação em artigos científicos e/ou de proteção por direitos autorais junto a editoras e periódicos, cujos contratos poderão impor limitações à divulgação prévia em repositórios de acesso aberto. Assim, o embargo tem como finalidade resguardar os direitos autorais e de propriedade intelectual dos autores, bem como não comprometer futuras publicações derivadas do presente trabalho, garantindo o cumprimento das normas editoriais e legais aplicáveis.pt_BR
dc.description.embargo2027-09-30-
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

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