Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47104
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Microbiota, metabólitos e comunicação intestino-cérebro: mecanismos, dieta e disbiose - uma revisão
Autor(es): Soares, Henrique Douglas
Primeiro orientador: Spini, Vanessa Beatriz Monteiro Galassi
Primeiro membro da banca: Neiro, Erika Renata Barbosa
Segundo membro da banca: Vieira, Alexandre Antônio
Resumo: A microbiota humana que habita o intestino humano é muito numerosa e de complexo entendimento. No entanto ela tem sido alvo de diversos estudos e sua importância em diversos aspectos da saúde tem ficado cada vez mais evidente. Portanto, uma análise crítica dos dados mais relevantes e principais descobertas a respeito desse assunto se faz necessário. Com isso essa revisão teve o objetivo principal de definir o que se entende por eixo microbiota-intestino cérebro e as vias pelas quais essa comunicação ocorre. Para isso, foi feito uma revisão 7 integrativa da literatura, em bases de dados científicos como SciELO e PubMed, utilizando-se de descritores específicos para o tema. A partir da análise dos estudos ficou evidente que metabólitos da microbiota, especialmente os derivados do triptofano e ácidos graxos de cadeia curta, tem um papel importante na manutenção da barreia intestinal, influencia o sistema imune e regula respostas neuroendócrinas. Alguns fatores como dieta, idade, a prática de exercícios e os hormônios sexuais também influenciam a microbiota intestinal de maneira significativa. Ao mesmo tempo, alterações no equilíbrio da microbiota, chamada de disbiose tem sido associada a diversas doenças, como a síndrome do intestino irritável e a doença de Chron. Conclui-se que a compreensão desses mecanismos é de suma importância para tratamentos terapêuticos que incluem probioticos, prebióticos e alterações na dieta, visando a prevenção dessas enfermidades e promoção da saúde.
Palavras-chave: Microbiota
Eixo intestino-cérebro
Metabólitos
Probióticos
Prebióticos
Disbiose
Microbiota
Gut-brain axis
Metabolites
Probiotics
Prebiotics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA GERAL::FISIOLOGIA DA DIGESTAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOARES, Henrique Douglas. Microbiota, metabólitos e comunicação intestino-cérebro: mecanismos, dieta e disbiose - uma revisão. 2025, 38fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47104
Data de defesa: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICROBIOTA, METABÓLITOS COMUNICAÇÃO.pdf949.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.