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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47099| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9867-8132 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Semiempirical Methods for Propeller Noise Prediction |
| Autor: | Andrade, Vítor Yudi Mano |
| Primer orientador: | Almeida, Odenir de |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Higor Luis |
| Segundo miembro de la banca: | Almeida, Odenir de |
| Tercer miembro de la banca: | Luque Filho, Gilberto Bueno |
| Resumen: | Hélices são um dos principais dispositivos utilizados para a propulsão de aeronaves e houve renovação no interesse nelas devido aos recentes desenvolvimentos em UAVs e eVTOLs. Sabe-se que as hélices são a principal fonte de ruído em aeronaves, que é um fator primário de incômodo, e as fabricantes continuamente buscam a redução dos níveis de ruído emi- tidos, devido à regulação cada vez mais estrita e ao conforto dos passageiros. Na fase conceitual do projeto de uma aeronave, é necessário estimar os níveis de ruído e, para as hélices, uma série de métodos de predição existem. O foco deste trabalho são os métodos semiempíricos e a implementação do método SAE para avaliar sua precisão quando con- frontado com dados experimentais. Os resultados mostram que o método SAE tem ótima precisão em far-field, com a maior parte dos dados estimados estando numa margem de erro de 3 dB em relação aos dados experimentais. Entretanto, os resultados mostram que, no procedimento para near-field, os erros chegam até 20 dB quando comparados aos dados experimentais. Como o método SAE depende de parâmetros comumente presentes no começo de um projeto de aeronave e tem um baixo custo de implementação, este deve ser utilizado, principalmente, na fase conceitual do projeto de uma aeronave. |
| Abstract: | Propellers are one of the main devices utilised to power aircraft, and interest in them has resurged due to recent developments in UAVs and eVTOLs. It is known that propellers are the main source of noise in aircraft, which is a major factor for annoyance, and manu- facturers continuously strive for lower noise levels due to increasingly stricter regulations and passenger comfort. In the conceptual phase of an aircraft, it is necessary to estimate its noise levels, and for the propellers, several prediction methods exist. The focus of this work is on semiempirical methods and an implementation of the SAE method to evaluate its accuracy when confronted with actual data. The results indicate that the SAE method has great accuracy in the far-field, with most of the estimated data being in the range of 3 dB of difference with the experimental data. However, in the near-field the results are worse, with errors as large as 20 dB when compared to experimental data. Since the SAE method relies on parameters commonly available at the start of a project and is inexpensive to employ, it should be used mainly in the conceptual phase of an aircraft. |
| Palabras clave: | Ruído Noise Hélice Propeller Método de predição Prediction method Semiempíricos Semiempirical Far-field near-field |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL |
| Idioma: | eng |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | ANDRADE, Vítor Yudi Mano. Semiempirical Methods for Propeller Noise Prediction. 2025. 170f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47099 |
| Fecha de defensa: | 28-ago-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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