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dc.creatorAndrade, Vítor Yudi Mano-
dc.date.accessioned2025-09-29T14:02:32Z-
dc.date.available2025-09-29T14:02:32Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Vítor Yudi Mano. Semiempirical Methods for Propeller Noise Prediction. 2025. 170f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47099-
dc.description.abstractPropellers are one of the main devices utilised to power aircraft, and interest in them has resurged due to recent developments in UAVs and eVTOLs. It is known that propellers are the main source of noise in aircraft, which is a major factor for annoyance, and manu- facturers continuously strive for lower noise levels due to increasingly stricter regulations and passenger comfort. In the conceptual phase of an aircraft, it is necessary to estimate its noise levels, and for the propellers, several prediction methods exist. The focus of this work is on semiempirical methods and an implementation of the SAE method to evaluate its accuracy when confronted with actual data. The results indicate that the SAE method has great accuracy in the far-field, with most of the estimated data being in the range of 3 dB of difference with the experimental data. However, in the near-field the results are worse, with errors as large as 20 dB when compared to experimental data. Since the SAE method relies on parameters commonly available at the start of a project and is inexpensive to employ, it should be used mainly in the conceptual phase of an aircraft.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.subjectNoisept_BR
dc.subjectHélicept_BR
dc.subjectPropellerpt_BR
dc.subjectMétodo de prediçãopt_BR
dc.subjectPrediction methodpt_BR
dc.subjectSemiempíricospt_BR
dc.subjectSemiempiricalpt_BR
dc.subjectFar-fieldpt_BR
dc.subjectnear-fieldpt_BR
dc.titleSemiempirical Methods for Propeller Noise Predictionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Odenir de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee3Luque Filho, Gilberto Bueno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253697288501976pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoHélices são um dos principais dispositivos utilizados para a propulsão de aeronaves e houve renovação no interesse nelas devido aos recentes desenvolvimentos em UAVs e eVTOLs. Sabe-se que as hélices são a principal fonte de ruído em aeronaves, que é um fator primário de incômodo, e as fabricantes continuamente buscam a redução dos níveis de ruído emi- tidos, devido à regulação cada vez mais estrita e ao conforto dos passageiros. Na fase conceitual do projeto de uma aeronave, é necessário estimar os níveis de ruído e, para as hélices, uma série de métodos de predição existem. O foco deste trabalho são os métodos semiempíricos e a implementação do método SAE para avaliar sua precisão quando con- frontado com dados experimentais. Os resultados mostram que o método SAE tem ótima precisão em far-field, com a maior parte dos dados estimados estando numa margem de erro de 3 dB em relação aos dados experimentais. Entretanto, os resultados mostram que, no procedimento para near-field, os erros chegam até 20 dB quando comparados aos dados experimentais. Como o método SAE depende de parâmetros comumente presentes no começo de um projeto de aeronave e tem um baixo custo de implementação, este deve ser utilizado, principalmente, na fase conceitual do projeto de uma aeronave.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration170pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.orcid.putcode193098712-
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