Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47089
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entre o controle e a câmera: Adaptação e impacto emocional no jogo e na série em The Last of Us
Autor: Santos, Patrick Henrique Teixeira dos
Primer orientador: Costa, Cynthia Beatrice
Primer miembro de la banca: Silva, Igor Antônio Lourenço da
Segundo miembro de la banca: Freitas, Marcela Henrique de
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de tradução intersemiótica envolvido na adaptação do jogo The Last of Us Part II (Naughty Dog, 2020) para a série The Last of Us (HBO, 2023–), com foco na cena da morte de Joel e na reconstrução da personagem Abby. Fundamentada nos conceitos de agency (Ryan, 2001), ludonarrativa (Hocking, 2007) e adaptação como recriação (Hutcheon, 2013), a investigação utiliza abordagem interpretativa e análise comparativa de montagem, som, enquadramento e performance. A análise mostra que a série não busca replicar literalidades do jogo, mas recriar a equivalência dos efeitos emocionais centrais — como impotência, luto e complexidade moral — transitando da agency motora no jogo para estratégias audiovisuais e performáticas na tela. Conclui-se que a força adaptativa reside na capacidade de recriar efeitos afetivos num novo meio, tornando a adaptação uma obra autônoma que preserva (no sentido de reconstruir) o impacto emocional do original.
Abstract: This study aims to investigate the intersemiotic translation process involved in adapting the game *The Last of Us Part II* (Naughty Dog, 2020) to the television series *The Last of Us* (HBO, 2023–), focusing on the scene of Joel's death and on the reconstruction of the character Abby. Grounded in the concepts of agency (Ryan, 2001), ludonarrative (Hocking, 2007), and adaptation as recreation (Hutcheon, 2013), the research adopts an interpretative comparative analysis of editing, sound design, framing and acting. The analysis demonstrates that the series does not attempt literal replication of the game but seeks to recreate the equivalence of the original’s core emotional effects — such as powerlessness, grief and moral complexity — shifting from the game’s motor agency toward audiovisual and performative strategies on screen. The conclusion is that the success of the adaptation lies in its ability to recreate affective effects in another medium, thus constituting an autonomous creative work.
Palabras clave: Adaptação
Adaptation
The Last of Us
Agency
Agency
Ludonarrativa
Ludonarrative
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Patrick Henrique Teixeira dos. Entre o controle e a câmera: adaptação e impacto emocional no jogo e na série em The Last of Us. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47089
Fecha de defensa: 19-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Tradução

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EntreControleCamera.pdf1.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons