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dc.creatorSantos, Patrick Henrique Teixeira dos-
dc.date.accessioned2025-09-26T20:43:53Z-
dc.date.available2025-09-26T20:43:53Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrick Henrique Teixeira dos. Entre o controle e a câmera: adaptação e impacto emocional no jogo e na série em The Last of Us. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47089-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the intersemiotic translation process involved in adapting the game *The Last of Us Part II* (Naughty Dog, 2020) to the television series *The Last of Us* (HBO, 2023–), focusing on the scene of Joel's death and on the reconstruction of the character Abby. Grounded in the concepts of agency (Ryan, 2001), ludonarrative (Hocking, 2007), and adaptation as recreation (Hutcheon, 2013), the research adopts an interpretative comparative analysis of editing, sound design, framing and acting. The analysis demonstrates that the series does not attempt literal replication of the game but seeks to recreate the equivalence of the original’s core emotional effects — such as powerlessness, grief and moral complexity — shifting from the game’s motor agency toward audiovisual and performative strategies on screen. The conclusion is that the success of the adaptation lies in its ability to recreate affective effects in another medium, thus constituting an autonomous creative work.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectThe Last of Uspt_BR
dc.subjectAgencypt_BR
dc.subjectAgencypt_BR
dc.subjectLudonarrativapt_BR
dc.subjectLudonarrativept_BR
dc.titleEntre o controle e a câmera: Adaptação e impacto emocional no jogo e na série em The Last of Uspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Cynthia Beatrice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559061442633545pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Igor Antônio Lourenço da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6440150670404908pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Marcela Henrique de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947762539316243pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de tradução intersemiótica envolvido na adaptação do jogo The Last of Us Part II (Naughty Dog, 2020) para a série The Last of Us (HBO, 2023–), com foco na cena da morte de Joel e na reconstrução da personagem Abby. Fundamentada nos conceitos de agency (Ryan, 2001), ludonarrativa (Hocking, 2007) e adaptação como recriação (Hutcheon, 2013), a investigação utiliza abordagem interpretativa e análise comparativa de montagem, som, enquadramento e performance. A análise mostra que a série não busca replicar literalidades do jogo, mas recriar a equivalência dos efeitos emocionais centrais — como impotência, luto e complexidade moral — transitando da agency motora no jogo para estratégias audiovisuais e performáticas na tela. Conclui-se que a força adaptativa reside na capacidade de recriar efeitos afetivos num novo meio, tornando a adaptação uma obra autônoma que preserva (no sentido de reconstruir) o impacto emocional do original.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTraduçãopt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
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