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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-9080-5337
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Tecnologias Digitais no Ensino Médio: A proposta educativa da disciplina Tecnologia e Inovação na rede estadual de Minas Gerais
Alternate title (s): Digital Technologies in Secondary Education: The Educational Proposal of the Technology and Innovation Course in the State Schools of Minas Gerais
Author: Andrade, Mirele Kristine Ferreira
First Advisor: Souza Júnior, Arlindo José de
First member of the Committee: Reis, Frederico da Silva
Second member of the Committee: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Summary: A presente pesquisa, de natureza qualitativa e documental, tem como objetivo estudar o lugar ocupado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito educacional no Novo Ensino Médio em Minas Gerais através da integração da disciplina obrigatória “Tecnologia e Inovação”. O estudo parte da compreensão de que as TDIC não apenas permeiam a cultura digital contemporânea, mas também desafiam a escola a ressignificar suas práticas pedagógicas. Para isso, foram mapeadas produções acadêmicas nos principais acervos digitais nacionais de pós-graduação, além de documentos oficiais como a BNCC, o Currículo Referência de Minas Gerais, os Catálogos de Disciplinas Eletivas dos anos de 2022 a 2024 e os cadernos da disciplina “Tecnologia e Inovação”. Com a análise dos cadernos foi apresentada uma descrição deles e identificadas as propostas educativas sugeridas por eles e apresentou como estão sendo trabalhadas com relação às TDIC nesses cadernos. Após essa análise, foi exposto um diálogo entre pesquisas que apresentam desafios enfrentados para a integração e implementação das TDIC no Ensino Médio e a referida disciplina. O debate evidenciou que o uso das TDIC nas escolas públicas do estado ainda enfrenta desafios significativos, relacionados à formação docente, à infraestrutura e à ausência de diretrizes claras para sua integração curricular. No entanto, também identificou potencialidades, como a adoção de metodologias ativas, o estímulo à interdisciplinaridade e a promoção de uma aprendizagem mais contextualizada. Conclui-se que o fortalecimento da presença das TDIC no Ensino Médio demanda políticas públicas articuladas, investimentos estruturais e formação continuada comprometida com uma abordagem crítica e transformadora do uso das tecnologias na educação.
Abstract: This qualitative and documentary research aims to study the role occupied by Digital Information and Communication Technologies (DICT) within the educational context of the New High School in Minas Gerais, through the integration of the mandatory subject “Technology and Innovation.” The study is based on the understanding that DICT not only permeate contemporary digital culture, but also challenge schools to reframe their pedagogical practices. To this end, academic productions available in the main national postgraduate digital repositories were examined, as well as official documents such as the BNCC, the Reference Curriculum of Minas Gerais, the Catalogs of Elective Subjects from 2022 to 2024, and the notebooks of the “Technology and Innovation” subject. Through the analysis of the notebooks, a description of them was presented, the educational proposals they suggest were identified, and it was shown how the educational proposal involving DICT is being developed in these notebooks. After this analysis, a dialogue was presented between academic studies that highlight the challenges faced in the integration and implementation of DICT in high school and in the aforementioned subject. The discussion revealed that the use of DICT in public schools in the state still faces significant challenges, related to teacher training, infrastructure, and the lack of clear guidelines for its curricular integration. However, potentialities were also identified, such as the adoption of active methodologies, the encouragement of interdisciplinarity, and the promotion of more contextualized learning. It is concluded that strengthening the presence of DICT in high school requires articulated public policies, structural investments, and continuous teacher training committed to a critical and transformative approach to the use of technologies in education.
Keywords: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Disciplinas Eletivas
Novo Ensino Médio
Tecnologia e Inovação
Metodologias Ativas
Digital Information and Communication Technologies
New High School
Technology and Innovation
Active Learning
Educação
Ensino médio - Minas Gerais
Professores - Formação
Comunicação e tecnologia
Elective Disciplines
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ANDRADE, Mirele Kristine Ferreira. Tecnologias Digitais no Ensino Médio: A proposta educativa da disciplina Tecnologia e Inovação da rede estadual de Minas Gerais. 2025. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5580
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5580
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47082
Date of defense: 31-Jul-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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