Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47062
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8909-2733
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A prática de dissecação no ensino de anatomia: contribuições, desafios e perspectivas para a formação profissional na área da saúde
Título(s) alternativo(s): The practice of dessecation in anatomy education: contributions, challenges, and perspectives for professional training in health sciences
Autor(es): Soares, Thamires Fernanda Sousa
Primeiro orientador: Ferreira, Cléria Rodrigues
Primeiro membro da banca: Silva, Mônica Rodrigues da
Segundo membro da banca: Peres, Lívia de Paula
Resumo: RESUMO: A Anatomia Humana é essencial na formação dos profissionais da saúde, e a dissecação de cadáveres permanece uma das principais ferramentas de ensino dessa disciplina. Este artigo relata a experiência vivida durante o curso de dissecação no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizado nos anos de 2022 e 2023, com a participação de discentes de diversas áreas da saúde. O objetivo foi aprimorar o entendimento anatômico, desenvolver habilidades práticas e técnicas essenciais, e promover o aprendizado colaborativo entre diferentes áreas da saúde. A metodologia do curso incluiu a dissecação de partes específicas do corpo humano, como o coração e o membro inferior, utilizando ferramentas cirúrgicas e complementada por tecnologias digitais, como visualizações tridimensionais. O artigo discute os benefícios pedagógicos da dissecação em comparação com métodos digitais, a contribuição das peças dissecadas para o acervo didático da UFU, e os desafios éticos e emocionais enfrentados pelos discentes. Conclui-se que, apesar dos avanços tecnológicos, a dissecação continua sendo uma prática essencial para a formação completa e humanizada de profissionais de saúde.
Abstract: Human Anatomy plays a fundamental role in the education of healthcare professionals, with cadaveric dissection remaining a cornerstone pedagogical approach within this discipline. This article presents a report on the experiential learning process undertaken during the dissection course at the Anatomy Laboratory of the Federal University of Uberlândia (UFU), conducted in 2022 and 2023, involving students from diverse health-related programs. The course aimed to deepen anatomical knowledge, foster the development of essential technical and manual skills, and encourage interdisciplinary collaborative learning. The methodology involved the dissection of specific anatomical structures, such as the heart and lower limb, using surgical instruments, omplemented by the integration of digital technologies, including three-dimensional visualizations. This paper explores the pedagogical value of cadaveric dissection in contrast to purely digital methods, the contribution of the dissected specimens to UFU’s educational resources, and the ethical and emotional challenges, encountered by students throughout the process. It concludes that, notwithstanding technological advancements in anatomy education, cadaveric dissection remains an indispensable and irreplaceable component in the comprehensive and humanistic training of future healthcare professionals.
Palavras-chave: Anatomia
Anatomy
Dissecação
Dissecation
Profissionais da saúde
Healthcare professional
Formação profissional
Professional training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOARES, Thamires Fernanda Sousa. A prática de dissecação no ensino de anatomia: contribuições, desafios e perspectivas para a formação profissional na área da saúde. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47062
Data de defesa: 10-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticaDissecaçãoEnsino.pdf725.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons