Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Thamires Fernanda Sousa-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:55:55Z-
dc.date.available2025-09-26T13:55:55Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.citationSOARES, Thamires Fernanda Sousa. A prática de dissecação no ensino de anatomia: contribuições, desafios e perspectivas para a formação profissional na área da saúde. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47062-
dc.description.abstractHuman Anatomy plays a fundamental role in the education of healthcare professionals, with cadaveric dissection remaining a cornerstone pedagogical approach within this discipline. This article presents a report on the experiential learning process undertaken during the dissection course at the Anatomy Laboratory of the Federal University of Uberlândia (UFU), conducted in 2022 and 2023, involving students from diverse health-related programs. The course aimed to deepen anatomical knowledge, foster the development of essential technical and manual skills, and encourage interdisciplinary collaborative learning. The methodology involved the dissection of specific anatomical structures, such as the heart and lower limb, using surgical instruments, omplemented by the integration of digital technologies, including three-dimensional visualizations. This paper explores the pedagogical value of cadaveric dissection in contrast to purely digital methods, the contribution of the dissected specimens to UFU’s educational resources, and the ethical and emotional challenges, encountered by students throughout the process. It concludes that, notwithstanding technological advancements in anatomy education, cadaveric dissection remains an indispensable and irreplaceable component in the comprehensive and humanistic training of future healthcare professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.subjectAnatomypt_BR
dc.subjectDissecaçãopt_BR
dc.subjectDissecationpt_BR
dc.subjectProfissionais da saúdept_BR
dc.subjectHealthcare professionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional trainingpt_BR
dc.titleA prática de dissecação no ensino de anatomia: contribuições, desafios e perspectivas para a formação profissional na área da saúdept_BR
dc.title.alternativeThe practice of dessecation in anatomy education: contributions, challenges, and perspectives for professional training in health sciencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Cléria Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1438940697257102pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mônica Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539314479026967pt_BR
dc.contributor.referee2Peres, Lívia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499654521050917pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383326732231234pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: A Anatomia Humana é essencial na formação dos profissionais da saúde, e a dissecação de cadáveres permanece uma das principais ferramentas de ensino dessa disciplina. Este artigo relata a experiência vivida durante o curso de dissecação no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizado nos anos de 2022 e 2023, com a participação de discentes de diversas áreas da saúde. O objetivo foi aprimorar o entendimento anatômico, desenvolver habilidades práticas e técnicas essenciais, e promover o aprendizado colaborativo entre diferentes áreas da saúde. A metodologia do curso incluiu a dissecação de partes específicas do corpo humano, como o coração e o membro inferior, utilizando ferramentas cirúrgicas e complementada por tecnologias digitais, como visualizações tridimensionais. O artigo discute os benefícios pedagógicos da dissecação em comparação com métodos digitais, a contribuição das peças dissecadas para o acervo didático da UFU, e os desafios éticos e emocionais enfrentados pelos discentes. Conclui-se que, apesar dos avanços tecnológicos, a dissecação continua sendo uma prática essencial para a formação completa e humanizada de profissionais de saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration11pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode192884394-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticaDissecaçãoEnsino.pdf725.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons