Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47037
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2283-9646
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caracterização de estrutura reprodutivas e do colmo de variedade de milho crioulo
Autor(es): Silva, Lavínia Fernandes
Primeiro orientador: Siquieroli, Ana Carolina Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Bruna de Jesus
Segundo membro da banca: Marques, Odair José
Resumo: O milho é o segundo grão mais cultivado no Brasil e tem grande importância econômica por seu uso na alimentação humana e animal. Ele se destaca por sua variabilidade genética, o que o torna mais resistente a mudanças climáticas e condições adversas. Com o avanço das práticas agrícolas, iniciou-se o melhoramento genético no início do século XX. Mesmo assim, muitos agricultores mantiveram o cultivo de variedades tradicionais, conhecidas como crioulas. Essas sementes, preservadas por agricultores familiares, povos indígenas e comunidades quilombolas são essenciais para a conservação da diversidade genética e devem ser protegidas para garantir a segurança alimentar no futuro. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo a caracterização das estruturas reprodutivas e do colmo de variedades de milho crioulo, buscando a conservação do germoplasma. O experimento foi conduzido no Campo Demonstrativo e Experimental – CADEX da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo. O presente estudo caracterizou e multiplicou 25 variedades de milho crioulo, destacando sua importância cultural e genética. Das variedades inicialmente semeadas, 19 se estabeleceram, com uma taxa de sucesso de 76%. Foi observada grande variabilidade nas características morfológicas, como a coloração do pendão, estilo-estigmas e brácteas, evidenciando a diversidade genética das variedades. A altura média das plantas variou de 144,83 cm a 208,83 cm. A análise das ramificações primárias e secundárias dos pendões indicou um alto potencial polinizador em algumas variedades. Este estudo ressaltou a importância das sementes crioulas para a conservação da biodiversidade e a adaptação das plantas às condições locais, além de fornecer informações valiosas para o melhoramento e a escolha de variedades com maior produtividade e resistência.
Palavras-chave: Germoplasma
Variedades tradicionais
Variabilidade genética
Conservação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Lavínia Fernandes. Caracterização de estruturas reprodutivas e do colmo de variedades de milho crioulo. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47037
Data de defesa: 10-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizaçao Estruturas Reprodutivas.pdf585.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.