Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46906| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7862-8488 |
| Tipo de documento: | Artigo de Periódico |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Perspectivas de acadêmicos de enfermagem durante planejamento, organização e execução de simulação realística de incidente com múltiplas vítimas: relato de experiência |
| Título (s) alternativo (s): | Perspectives of nursing students during planning, organizing and executing a realistic multiple-cause incident simulation: experience report Perspectivas de los estudiantes de enfermería durante la planificación, organización y ejecución de una simulación realista de un incidente de causa múltiple: informe de experiencia |
| Autor: | Flores, Fernanda de Almeida Barbosa Silva, Isadora Dias Asse, Ruan Rezende Holanda, Ricardo Gonçalves de Araújo, Suely Amorim de |
| Resumen: | Profissionais do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) estão constantemente expostos a situações inesperadas, como Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). Tal fato levanta a necessidade de capacitar socorristas para o enfrentamento de situações extremas, e a simulação realística demonstra ser uma ferramenta pedagógica promissora nesse quesito, pois, permite a assimilação entre conhecimento teórico, habilidades técnicas e soft skills. No entanto, mesmo com o aumento do uso da simulação realística em saúde no Brasil, ainda há diversos estudos que se prendem à visão do profissional de saúde, não explorando a perspectiva dos participantes que assumem o papel de vítimas. Dessa maneira, o objetivo deste estudo será relatar a experiência de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem na comissão organizadora e executora do evento simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas. Pois, assim, serão evidenciadas as perspectivas de acadêmicos de Enfermagem no planejamento teórico e prático dos casos simulados, bem como na participação como paciente em uma edição de um evento contendo Simulação Realística de Incidentes com Múltiplas Vítimas. Dentre os ganhos para os acadêmicos, destaca-se o estímulo ao estudo dos casos e, para os profissionais, a oportunidade de aprimoramento de suas habilidades em um ambiente controlado. Logo, conclui-se que a simulação realística é uma metodologia consolidada, mas que ainda precisa de aprimoramento. Uma forma de melhorar essa técnica é a difusão de estudos que abordem todas as vertentes da temática, incluindo das vítimas fictícias, pois assim é possível enriquecer os conhecimentos científicos, além de estreitar o vínculo entre instituição de ensino e prática profissional. |
| Abstract: | Pre-hospital care (PHC) professionals are constantly exposed to unexpected situations, such as Multiple Casualty Incidents (MCIs). This fact raises the need to train first responders to deal with extreme situations, and realistic simulation proves to be a promising pedagogical tool in this regard, as it allows the assimilation of theoretical knowledge, technical skills, and soft skills. However, even with the increased use of realistic simulation in healthcare in Brazil, several studies remain limited to the perspective of healthcare professionals, failing to explore the perspective of participants who assume the role of victims. Therefore, the objective of this study is to report the experience of undergraduate nursing students on the organizing and executing committee of the simulated Multiple Casualty Incident event. This will highlight the perspectives of nursing students in the theoretical and practical planning of simulated cases, as well as in their participation as patients in an event featuring Realistic Simulation of Multiple Casualty Incidents. Among the benefits for students, the encouragement to study cases stands out, and for professionals, the opportunity to hone their skills in a controlled environment. Therefore, it can be concluded that realistic simulation is a well-established methodology, but it still requires improvement. One way to improve this technique is to disseminate studies that address all aspects of the topic, including fictitious victims, as this enriches scientific knowledge and strengthens the link between educational institutions and professional practice. |
| Palabras clave: | Treinamento por simulação Simulation training Serviços médicos de emergência Emergency medical services Ensino Teaching Incidentes com feridos em massa Mass casualty incidents Educação continuada Education continuing |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | FLORES, Fernanda de Almeida Barbosa, et al. Perspectivas de acadêmicos de enfermagem durante planejamento, organização e execução de simulação realística de incidente com múltiplas vítimas: relato de experiência. Revista Contemporânea, v. 5, n. 9, 2025. DOI https://doi.org/10.56083/RCV5N9-025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46906 |
| ISSN: | 2447-0961 |
| Última página del volumen: | 18 |
| Primeira página del volumen: | 1 |
| Fecha de defensa: | 12-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PerspectivasAcadêmicosEnfermagem.pdf | Artigo | 224.92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
