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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFlores, Fernanda de Almeida Barbosa-
dc.creatorSilva, Isadora Dias-
dc.creatorAsse, Ruan Rezende-
dc.creatorHolanda, Ricardo Gonçalves de-
dc.creatorAraújo, Suely Amorim de-
dc.date.accessioned2025-09-22T16:45:28Z-
dc.date.available2025-09-22T16:45:28Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationFLORES, Fernanda de Almeida Barbosa, et al. Perspectivas de acadêmicos de enfermagem durante planejamento, organização e execução de simulação realística de incidente com múltiplas vítimas: relato de experiência. Revista Contemporânea, v. 5, n. 9, 2025. DOI https://doi.org/10.56083/RCV5N9-025.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0961pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46906-
dc.description.abstractPre-hospital care (PHC) professionals are constantly exposed to unexpected situations, such as Multiple Casualty Incidents (MCIs). This fact raises the need to train first responders to deal with extreme situations, and realistic simulation proves to be a promising pedagogical tool in this regard, as it allows the assimilation of theoretical knowledge, technical skills, and soft skills. However, even with the increased use of realistic simulation in healthcare in Brazil, several studies remain limited to the perspective of healthcare professionals, failing to explore the perspective of participants who assume the role of victims. Therefore, the objective of this study is to report the experience of undergraduate nursing students on the organizing and executing committee of the simulated Multiple Casualty Incident event. This will highlight the perspectives of nursing students in the theoretical and practical planning of simulated cases, as well as in their participation as patients in an event featuring Realistic Simulation of Multiple Casualty Incidents. Among the benefits for students, the encouragement to study cases stands out, and for professionals, the opportunity to hone their skills in a controlled environment. Therefore, it can be concluded that realistic simulation is a well-established methodology, but it still requires improvement. One way to improve this technique is to disseminate studies that address all aspects of the topic, including fictitious victims, as this enriches scientific knowledge and strengthens the link between educational institutions and professional practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Contemporâneapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectSimulation trainingpt_BR
dc.subjectServiços médicos de emergênciapt_BR
dc.subjectEmergency medical servicespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectIncidentes com feridos em massapt_BR
dc.subjectMass casualty incidentspt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEducation continuingpt_BR
dc.titlePerspectivas de acadêmicos de enfermagem durante planejamento, organização e execução de simulação realística de incidente com múltiplas vítimas: relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativePerspectives of nursing students during planning, organizing and executing a realistic multiple-cause incident simulation: experience reportpt_BR
dc.title.alternativePerspectivas de los estudiantes de enfermería durante la planificación, organización y ejecución de una simulación realista de un incidente de causa múltiple: informe de experienciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.citation.issuen. 9pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.volumev. 5pt_BR
dc.description.resumoProfissionais do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) estão constantemente expostos a situações inesperadas, como Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). Tal fato levanta a necessidade de capacitar socorristas para o enfrentamento de situações extremas, e a simulação realística demonstra ser uma ferramenta pedagógica promissora nesse quesito, pois, permite a assimilação entre conhecimento teórico, habilidades técnicas e soft skills. No entanto, mesmo com o aumento do uso da simulação realística em saúde no Brasil, ainda há diversos estudos que se prendem à visão do profissional de saúde, não explorando a perspectiva dos participantes que assumem o papel de vítimas. Dessa maneira, o objetivo deste estudo será relatar a experiência de acadêmicos do curso de graduação em enfermagem na comissão organizadora e executora do evento simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas. Pois, assim, serão evidenciadas as perspectivas de acadêmicos de Enfermagem no planejamento teórico e prático dos casos simulados, bem como na participação como paciente em uma edição de um evento contendo Simulação Realística de Incidentes com Múltiplas Vítimas. Dentre os ganhos para os acadêmicos, destaca-se o estímulo ao estudo dos casos e, para os profissionais, a oportunidade de aprimoramento de suas habilidades em um ambiente controlado. Logo, conclui-se que a simulação realística é uma metodologia consolidada, mas que ainda precisa de aprimoramento. Uma forma de melhorar essa técnica é a difusão de estudos que abordem todas as vertentes da temática, incluindo das vítimas fictícias, pois assim é possível enriquecer os conhecimentos científicos, além de estreitar o vínculo entre instituição de ensino e prática profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode192492764-
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

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