Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46903
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-0200-5910
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Qualidade do sono e menopausa: uma revisão sistemática sobre o efeito do exercício aeróbico
Título (s) alternativo (s): Sleep quality and menopause: a systematic review of the effect of aerobic exercise
Autor: Gobetti, Bianca Camila
Primer orientador: Santos, Eduardo
Primer miembro de la banca: Cheik, Nadia Carla
Segundo miembro de la banca: Mariano, Igor Moraes
Resumen: Introdução: A qualidade do sono é essencial para a saúde e o bem-estar, mas frequentemente é prejudicada em mulheres na menopausa e após a menopausa devido a alterações hormonais. Esses distúrbios estão associados a sintomas como insônia, ondas de calor e sudorese noturna, que impactam negativamente o sono. O exercício aeróbico tem sido sugerido como uma intervenção eficaz para melhorar a qualidade do sono nessa população. Objetivo: Investigar, por meio de uma revisão sistemática, os efeitos do exercício aeróbico na qualidade do sono de mulheres de acordo com o status menopausal. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, LILACS e Web of Science, utilizando termos relacionados a exercício aeróbico, qualidade do sono e estado da menopausa. Ensaios clínicos randomizados que incluíram mulheres na menopausa ou após a menopausa, com intervenções de exercício aeróbico e medidas de qualidade do sono, foram selecionados. A avaliação da qualidade metodológica foi conduzida utilizando a escala PEDro. Resultados: Seis estudos foram incluídos, totalizando 1.211 participantes (746 no grupo intervenção e 465 no grupo controle), com idade média de 55,62 anos. As intervenções, que variaram em duração de 10 a 24 semanas e frequência de 3 a 7 vezes por semana, incluíram modalidades como caminhada, esteira, elíptico e ciclismo. A maioria dos estudos relatou melhorias significativas na qualidade subjetiva do sono, incluindo aumento da eficiência, redução da latência e melhora geral. Os estudos também destacaram a redução de sintomas como ondas de calor e insônia, além de aumento nos níveis de melatonina. Conclusão: O exercício aeróbico é uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do sono em mulheres na menopausa e após a menopausa.
Palabras clave: Menopausa
Pós-menopausa
Exercício aeróbico
Sono
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: Gobetti, Bianca. Qualidade do sono e menopausa: uma revisão sistemática sobre o efeito do exercício aeróbico. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46903
Fecha de defensa: 8-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC _BIANCA _GOBETTI -pdfa.pdf300.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.