Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Entre a serra e a saudade: O ensino de História em cena. |
| Autor(es): | Domingues, Lívia Pereira |
| Primeiro orientador: | Noronha, Gilberto Cézar de |
| Primeiro membro da banca: | Voigt, André Fabiano |
| Segundo membro da banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
| Resumo: | Este trabalho apresenta o relato da criação, produção e execução de uma peça teatral desenvolvida com estudantes do ensino médio na Escola Estadual Manoel Gonçalves Boaventura, em Arapuá (MG), como proposta de valorização da história local e preservação da memória coletiva. Diante da escassez de registros históricos sobre o município, a atividade buscou transformar fontes fragmentadas — como registros orais, documentos eclesiásticos e relatos da comunidade — em material dramatúrgico. A peça resultante foi construída de forma colaborativa entre alunos e professores, permitindo o contato direto com o passado do município e promovendo a construção de identidade e pertencimento. O trabalho defende o uso do teatro histórico como ferramenta pedagógica ativa no ensino de História, capaz de sensibilizar, envolver e educar por meio da arte. |
| Abstract: | This paper reports on the creation, production and performance of a play developed with high school students at the Manoel Gonçalves Boaventura School, in Arapuá (MG), as a proposal for valuing local history and preserving collective memory. Given the scarcity of historical records about the municipality, the activity sought to transform fragmented sources - such as oral records, ecclesiastical documents and community reports - into dramaturgical material. The resulting play was constructed collaboratively between students and teachers, allowing direct contact with the town's past and promoting the construction of identity and belonging. The work advocates the use of historical theater as an active pedagogical tool in history teaching, capable of raising awareness, involving and educating through art. |
| Palavras-chave: | Teatro histórico ensino de história identidade cultural fontes históricas metodologias ativas história local Arapuá – MG Historical theater history teaching cultural identity historical sources active methodologies local history |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | DOMINGUES, Lívia Pereira. Entre a Serra e a Saudade: O ensino de História em cena. 2025. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880 |
| Data de defesa: | 8-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tcc LÍVIA Versão Final (4).pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
