Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre a serra e a saudade: O ensino de História em cena.
Autor(es): Domingues, Lívia Pereira
Primeiro orientador: Noronha, Gilberto Cézar de
Primeiro membro da banca: Voigt, André Fabiano
Segundo membro da banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Resumo: Este trabalho apresenta o relato da criação, produção e execução de uma peça teatral desenvolvida com estudantes do ensino médio na Escola Estadual Manoel Gonçalves Boaventura, em Arapuá (MG), como proposta de valorização da história local e preservação da memória coletiva. Diante da escassez de registros históricos sobre o município, a atividade buscou transformar fontes fragmentadas — como registros orais, documentos eclesiásticos e relatos da comunidade — em material dramatúrgico. A peça resultante foi construída de forma colaborativa entre alunos e professores, permitindo o contato direto com o passado do município e promovendo a construção de identidade e pertencimento. O trabalho defende o uso do teatro histórico como ferramenta pedagógica ativa no ensino de História, capaz de sensibilizar, envolver e educar por meio da arte.
Abstract: This paper reports on the creation, production and performance of a play developed with high school students at the Manoel Gonçalves Boaventura School, in Arapuá (MG), as a proposal for valuing local history and preserving collective memory. Given the scarcity of historical records about the municipality, the activity sought to transform fragmented sources - such as oral records, ecclesiastical documents and community reports - into dramaturgical material. The resulting play was constructed collaboratively between students and teachers, allowing direct contact with the town's past and promoting the construction of identity and belonging. The work advocates the use of historical theater as an active pedagogical tool in history teaching, capable of raising awareness, involving and educating through art.
Palavras-chave: Teatro histórico
ensino de história
identidade cultural
fontes históricas
metodologias ativas
história local
Arapuá – MG
Historical theater
history teaching
cultural identity
historical sources
active methodologies
local history
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DOMINGUES, Lívia Pereira. Entre a Serra e a Saudade: O ensino de História em cena. 2025. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880
Data de defesa: 8-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc LÍVIA Versão Final (4).pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.