Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entre a serra e a saudade: O ensino de História em cena.
Autor: Domingues, Lívia Pereira
Primer orientador: Noronha, Gilberto Cézar de
Primer miembro de la banca: Voigt, André Fabiano
Segundo miembro de la banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Resumen: Este trabalho apresenta o relato da criação, produção e execução de uma peça teatral desenvolvida com estudantes do ensino médio na Escola Estadual Manoel Gonçalves Boaventura, em Arapuá (MG), como proposta de valorização da história local e preservação da memória coletiva. Diante da escassez de registros históricos sobre o município, a atividade buscou transformar fontes fragmentadas — como registros orais, documentos eclesiásticos e relatos da comunidade — em material dramatúrgico. A peça resultante foi construída de forma colaborativa entre alunos e professores, permitindo o contato direto com o passado do município e promovendo a construção de identidade e pertencimento. O trabalho defende o uso do teatro histórico como ferramenta pedagógica ativa no ensino de História, capaz de sensibilizar, envolver e educar por meio da arte.
Abstract: This paper reports on the creation, production and performance of a play developed with high school students at the Manoel Gonçalves Boaventura School, in Arapuá (MG), as a proposal for valuing local history and preserving collective memory. Given the scarcity of historical records about the municipality, the activity sought to transform fragmented sources - such as oral records, ecclesiastical documents and community reports - into dramaturgical material. The resulting play was constructed collaboratively between students and teachers, allowing direct contact with the town's past and promoting the construction of identity and belonging. The work advocates the use of historical theater as an active pedagogical tool in history teaching, capable of raising awareness, involving and educating through art.
Palabras clave: Teatro histórico
ensino de história
identidade cultural
fontes históricas
metodologias ativas
história local
Arapuá – MG
Historical theater
history teaching
cultural identity
historical sources
active methodologies
local history
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DOMINGUES, Lívia Pereira. Entre a Serra e a Saudade: O ensino de História em cena. 2025. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880
Fecha de defensa: 8-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Tcc LÍVIA Versão Final (4).pdf2.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.