Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDomingues, Lívia Pereira-
dc.date.accessioned2025-09-18T23:37:47Z-
dc.date.available2025-09-18T23:37:47Z-
dc.date.issued2025-09-08-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Lívia Pereira. Entre a Serra e a Saudade: O ensino de História em cena. 2025. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46880-
dc.description.abstractThis paper reports on the creation, production and performance of a play developed with high school students at the Manoel Gonçalves Boaventura School, in Arapuá (MG), as a proposal for valuing local history and preserving collective memory. Given the scarcity of historical records about the municipality, the activity sought to transform fragmented sources - such as oral records, ecclesiastical documents and community reports - into dramaturgical material. The resulting play was constructed collaboratively between students and teachers, allowing direct contact with the town's past and promoting the construction of identity and belonging. The work advocates the use of historical theater as an active pedagogical tool in history teaching, capable of raising awareness, involving and educating through art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro históricopt_BR
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.subjectidentidade culturalpt_BR
dc.subjectfontes históricaspt_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjecthistória localpt_BR
dc.subjectArapuá – MGpt_BR
dc.subjectHistorical theaterpt_BR
dc.subjecthistory teachingpt_BR
dc.subjectcultural identitypt_BR
dc.subjecthistorical sourcespt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjectlocal historypt_BR
dc.titleEntre a serra e a saudade: O ensino de História em cena.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Noronha, Gilberto Cézar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549pt_BR
dc.contributor.referee1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280583370318159pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o relato da criação, produção e execução de uma peça teatral desenvolvida com estudantes do ensino médio na Escola Estadual Manoel Gonçalves Boaventura, em Arapuá (MG), como proposta de valorização da história local e preservação da memória coletiva. Diante da escassez de registros históricos sobre o município, a atividade buscou transformar fontes fragmentadas — como registros orais, documentos eclesiásticos e relatos da comunidade — em material dramatúrgico. A peça resultante foi construída de forma colaborativa entre alunos e professores, permitindo o contato direto com o passado do município e promovendo a construção de identidade e pertencimento. O trabalho defende o uso do teatro histórico como ferramenta pedagógica ativa no ensino de História, capaz de sensibilizar, envolver e educar por meio da arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Tcc LÍVIA Versão Final (4).pdf2.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.