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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desafios da Educação Gerencial em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França
Título(s) alternativo(s): Challenges of Management Education in Differentiated Contexts: A Brazil–France Analysis
Autor(es): Salomão, Lorena Araújo
Primeiro orientador: Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva
Primeiro membro da banca: Oliveira, Cíntia Rodrigues de
Segundo membro da banca: Bueno, Janaína Maria
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender e comparar a formação de gestores no Brasil e na França, considerando as diferenças nos aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais. A pesquisa parte da vivência acadêmica da autora em duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) e o Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no método de estudo de caso comparativo, com base em observação direta, análise documental e relatos de experiência. Os resultados apontam diferenças estruturais nos modelos formativos onde no Brasil, destaca-se uma formação generalista, enquanto na França prevalece uma abordagem mais especializada e integrada ao mercado. Conclui-se que a formação de gestores está diretamente vinculada aos contextos culturais e institucionais de cada país, o que evidencia a importância de repensar currículos e metodologias para integrar competências técnicas, interculturais e socioambientais. Assim, este estudo contribui para ampliar a compreensão sobre os desafios da educação gerencial e para fortalecer uma visão globalizada voltada ao preparo de líderes capazes de atuar em ambientes complexos e multiculturais.
Abstract: This study aims to understand and compare management education in Brazil and France, considering differences in economic, social, cultural, political, and environmental aspects. The research is grounded in the author’s academic experience in two institutions: the School of Management and Business at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) and the Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). A qualitative approach was adopted, based on a comparative case study method, drawing on direct observation, document analysis, and experiential accounts. The results highlight structural differences in educational models: in Brazil, management training is predominantly generalist and theoretical, while in France it tends to be more specialized, practice-oriented, and closely integrated with the labor market. The study concludes that management education is deeply influenced by the cultural and institutional contexts of each country, underscoring the need to rethink curricula and methodologies to incorporate technical, intercultural, and socio-environmental competencies. In this sense, the research contributes to broadening the understanding of the challenges of management education and to strengthening a global perspective aimed at preparing leaders to operate in complex and multicultural environments.
Palavras-chave: Formação de Gestores
Educação em Administração
Brasil
França
Management Education
Business Administration
Brazil
France
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SALOMÃO, Lorena Araújo. Desafios Da Educação Gerencial Em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46862
Data de defesa: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

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