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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desafios da Educação Gerencial em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França
Alternate title (s): Challenges of Management Education in Differentiated Contexts: A Brazil–France Analysis
Author: Salomão, Lorena Araújo
First Advisor: Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva
First member of the Committee: Oliveira, Cíntia Rodrigues de
Second member of the Committee: Bueno, Janaína Maria
Summary: Este estudo tem por objetivo compreender e comparar a formação de gestores no Brasil e na França, considerando as diferenças nos aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais. A pesquisa parte da vivência acadêmica da autora em duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) e o Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no método de estudo de caso comparativo, com base em observação direta, análise documental e relatos de experiência. Os resultados apontam diferenças estruturais nos modelos formativos onde no Brasil, destaca-se uma formação generalista, enquanto na França prevalece uma abordagem mais especializada e integrada ao mercado. Conclui-se que a formação de gestores está diretamente vinculada aos contextos culturais e institucionais de cada país, o que evidencia a importância de repensar currículos e metodologias para integrar competências técnicas, interculturais e socioambientais. Assim, este estudo contribui para ampliar a compreensão sobre os desafios da educação gerencial e para fortalecer uma visão globalizada voltada ao preparo de líderes capazes de atuar em ambientes complexos e multiculturais.
Abstract: This study aims to understand and compare management education in Brazil and France, considering differences in economic, social, cultural, political, and environmental aspects. The research is grounded in the author’s academic experience in two institutions: the School of Management and Business at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) and the Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). A qualitative approach was adopted, based on a comparative case study method, drawing on direct observation, document analysis, and experiential accounts. The results highlight structural differences in educational models: in Brazil, management training is predominantly generalist and theoretical, while in France it tends to be more specialized, practice-oriented, and closely integrated with the labor market. The study concludes that management education is deeply influenced by the cultural and institutional contexts of each country, underscoring the need to rethink curricula and methodologies to incorporate technical, intercultural, and socio-environmental competencies. In this sense, the research contributes to broadening the understanding of the challenges of management education and to strengthening a global perspective aimed at preparing leaders to operate in complex and multicultural environments.
Keywords: Formação de Gestores
Educação em Administração
Brasil
França
Management Education
Business Administration
Brazil
France
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SALOMÃO, Lorena Araújo. Desafios Da Educação Gerencial Em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46862
Date of defense: 15-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

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