Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46862Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Salomão, Lorena Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-18T12:24:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-18T12:24:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-15 | - |
| dc.identifier.citation | SALOMÃO, Lorena Araújo. Desafios Da Educação Gerencial Em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46862 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to understand and compare management education in Brazil and France, considering differences in economic, social, cultural, political, and environmental aspects. The research is grounded in the author’s academic experience in two institutions: the School of Management and Business at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) and the Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). A qualitative approach was adopted, based on a comparative case study method, drawing on direct observation, document analysis, and experiential accounts. The results highlight structural differences in educational models: in Brazil, management training is predominantly generalist and theoretical, while in France it tends to be more specialized, practice-oriented, and closely integrated with the labor market. The study concludes that management education is deeply influenced by the cultural and institutional contexts of each country, underscoring the need to rethink curricula and methodologies to incorporate technical, intercultural, and socio-environmental competencies. In this sense, the research contributes to broadening the understanding of the challenges of management education and to strengthening a global perspective aimed at preparing leaders to operate in complex and multicultural environments. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Formação de Gestores | pt_BR |
| dc.subject | Educação em Administração | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | França | pt_BR |
| dc.subject | Management Education | pt_BR |
| dc.subject | Business Administration | pt_BR |
| dc.subject | Brazil | pt_BR |
| dc.subject | France | pt_BR |
| dc.title | Desafios da Educação Gerencial em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França | pt_BR |
| dc.title.alternative | Challenges of Management Education in Differentiated Contexts: A Brazil–France Analysis | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5710842485028033 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cíntia Rodrigues de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8358316505475749 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Bueno, Janaína Maria | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9091229487265299 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2607507260269495 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo compreender e comparar a formação de gestores no Brasil e na França, considerando as diferenças nos aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais. A pesquisa parte da vivência acadêmica da autora em duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) e o Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no método de estudo de caso comparativo, com base em observação direta, análise documental e relatos de experiência. Os resultados apontam diferenças estruturais nos modelos formativos onde no Brasil, destaca-se uma formação generalista, enquanto na França prevalece uma abordagem mais especializada e integrada ao mercado. Conclui-se que a formação de gestores está diretamente vinculada aos contextos culturais e institucionais de cada país, o que evidencia a importância de repensar currículos e metodologias para integrar competências técnicas, interculturais e socioambientais. Assim, este estudo contribui para ampliar a compreensão sobre os desafios da educação gerencial e para fortalecer uma visão globalizada voltada ao preparo de líderes capazes de atuar em ambientes complexos e multiculturais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Administração | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 16 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Administração (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DesafiosEducaçãoGerencial.pdf | TCC | 168.72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
