Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSalomão, Lorena Araújo-
dc.date.accessioned2025-09-18T12:24:23Z-
dc.date.available2025-09-18T12:24:23Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationSALOMÃO, Lorena Araújo. Desafios Da Educação Gerencial Em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–França. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46862-
dc.description.abstractThis study aims to understand and compare management education in Brazil and France, considering differences in economic, social, cultural, political, and environmental aspects. The research is grounded in the author’s academic experience in two institutions: the School of Management and Business at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) and the Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). A qualitative approach was adopted, based on a comparative case study method, drawing on direct observation, document analysis, and experiential accounts. The results highlight structural differences in educational models: in Brazil, management training is predominantly generalist and theoretical, while in France it tends to be more specialized, practice-oriented, and closely integrated with the labor market. The study concludes that management education is deeply influenced by the cultural and institutional contexts of each country, underscoring the need to rethink curricula and methodologies to incorporate technical, intercultural, and socio-environmental competencies. In this sense, the research contributes to broadening the understanding of the challenges of management education and to strengthening a global perspective aimed at preparing leaders to operate in complex and multicultural environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação de Gestorespt_BR
dc.subjectEducação em Administraçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectFrançapt_BR
dc.subjectManagement Educationpt_BR
dc.subjectBusiness Administrationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectFrancept_BR
dc.titleDesafios da Educação Gerencial em Contextos Diferenciados: Uma Análise Brasil–Françapt_BR
dc.title.alternativeChallenges of Management Education in Differentiated Contexts: A Brazil–France Analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710842485028033pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cíntia Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358316505475749pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607507260269495pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo compreender e comparar a formação de gestores no Brasil e na França, considerando as diferenças nos aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais. A pesquisa parte da vivência acadêmica da autora em duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN) e o Institut de Gestion de Rennes – IGR-IAE Rennes (Université de Rennes 1). Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no método de estudo de caso comparativo, com base em observação direta, análise documental e relatos de experiência. Os resultados apontam diferenças estruturais nos modelos formativos onde no Brasil, destaca-se uma formação generalista, enquanto na França prevalece uma abordagem mais especializada e integrada ao mercado. Conclui-se que a formação de gestores está diretamente vinculada aos contextos culturais e institucionais de cada país, o que evidencia a importância de repensar currículos e metodologias para integrar competências técnicas, interculturais e socioambientais. Assim, este estudo contribui para ampliar a compreensão sobre os desafios da educação gerencial e para fortalecer uma visão globalizada voltada ao preparo de líderes capazes de atuar em ambientes complexos e multiculturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosEducaçãoGerencial.pdfTCC168.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons