Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Inclusive monitoring and inclusive educational support: experience report from a nursing academic
Autor(es): Barcelos, Jéssica Ribeiro
Primeiro orientador: Oliveira, Lívia Ferreira
Primeiro membro da banca: Duarte, Ana Beatriz da Silva
Segundo membro da banca: Palmezoni, Vanessa Pinho
Resumo: O relato de experiência tem por objetivo, descrever sobre a inclusão educacional no ensino superior por meio da experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem que atuou como monitora de um discente com necessidades especiais. Para a descrição do relato foi adotada uma abordagem qualitativa descritivo-exploratória. O apoio do tipo monitoria inclusiva foi ofertado em três disciplinas curriculares de um curso de graduação da área da saúde, cursadas durante o período de agosto de 2024 a dezembro de 2024 em uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de um diário de campo onde foram registradas suas vivências diárias, estratégias de inclusão e apoio educacional ofertados e interpretados posteriormente segundo a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados destacam fatores facilitadores, como o suporte institucional e a interação colaborativa, e dicultadores como desaos estruturais e pedagógicos. Além de impulsionar a formação acadêmica da monitora, a experiência sensibilizou-a para práticas inclusivas na área da saúde, ampliando sua compreensão sobre acessibilidade e equidade. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer políticas educacionais e aprimorar estratégias de inclusão, contribuindo para um ensino superior mais acessível e equitativo.
Notas: Publicado originalmente como artigo: RevistaFT, v. 29, n. 147, p. 1-20, jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/fa10202506271209
Palavras-chave: Inclusão educacional
Ensino superior
Monitoria acadêmica
Acessibilidade
Educational inclusion
Higher education
Academic monitoring
People with disabilities
Accessibility
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARCELOS, Jéssica Ribeiro. A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848
Data de defesa: 10-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonitoriaInclusivaApoio.pdfTCC456.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.