Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem |
| Título(s) alternativo(s): | Inclusive monitoring and inclusive educational support: experience report from a nursing academic |
| Autor(es): | Barcelos, Jéssica Ribeiro |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Lívia Ferreira |
| Primeiro membro da banca: | Duarte, Ana Beatriz da Silva |
| Segundo membro da banca: | Palmezoni, Vanessa Pinho |
| Resumo: | O relato de experiência tem por objetivo, descrever sobre a inclusão educacional no ensino superior por meio da experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem que atuou como monitora de um discente com necessidades especiais. Para a descrição do relato foi adotada uma abordagem qualitativa descritivo-exploratória. O apoio do tipo monitoria inclusiva foi ofertado em três disciplinas curriculares de um curso de graduação da área da saúde, cursadas durante o período de agosto de 2024 a dezembro de 2024 em uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de um diário de campo onde foram registradas suas vivências diárias, estratégias de inclusão e apoio educacional ofertados e interpretados posteriormente segundo a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados destacam fatores facilitadores, como o suporte institucional e a interação colaborativa, e dicultadores como desaos estruturais e pedagógicos. Além de impulsionar a formação acadêmica da monitora, a experiência sensibilizou-a para práticas inclusivas na área da saúde, ampliando sua compreensão sobre acessibilidade e equidade. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer políticas educacionais e aprimorar estratégias de inclusão, contribuindo para um ensino superior mais acessível e equitativo. |
| Notas: | Publicado originalmente como artigo: RevistaFT, v. 29, n. 147, p. 1-20, jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/fa10202506271209 |
| Palavras-chave: | Inclusão educacional Ensino superior Monitoria acadêmica Acessibilidade Educational inclusion Higher education Academic monitoring People with disabilities Accessibility |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BARCELOS, Jéssica Ribeiro. A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848 |
| Data de defesa: | 10-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MonitoriaInclusivaApoio.pdf | TCC | 456.54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
