Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBarcelos, Jéssica Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-09-17T11:19:46Z-
dc.date.available2025-09-17T11:19:46Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.citationBARCELOS, Jéssica Ribeiro. A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848-
dc.descriptionPublicado originalmente como artigo: RevistaFT, v. 29, n. 147, p. 1-20, jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/fa10202506271209pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.titleA monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeInclusive monitoring and inclusive educational support: experience report from a nursing academicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lívia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Beatriz da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7665183172835462pt_BR
dc.contributor.referee2Palmezoni, Vanessa Pinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4435142511173825pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2935465647992865pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO relato de experiência tem por objetivo, descrever sobre a inclusão educacional no ensino superior por meio da experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem que atuou como monitora de um discente com necessidades especiais. Para a descrição do relato foi adotada uma abordagem qualitativa descritivo-exploratória. O apoio do tipo monitoria inclusiva foi ofertado em três disciplinas curriculares de um curso de graduação da área da saúde, cursadas durante o período de agosto de 2024 a dezembro de 2024 em uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de um diário de campo onde foram registradas suas vivências diárias, estratégias de inclusão e apoio educacional ofertados e interpretados posteriormente segundo a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados destacam fatores facilitadores, como o suporte institucional e a interação colaborativa, e dicultadores como desaos estruturais e pedagógicos. Além de impulsionar a formação acadêmica da monitora, a experiência sensibilizou-a para práticas inclusivas na área da saúde, ampliando sua compreensão sobre acessibilidade e equidade. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer políticas educacionais e aprimorar estratégias de inclusão, contribuindo para um ensino superior mais acessível e equitativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MonitoriaInclusivaApoio.pdfTCC456.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.