Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barcelos, Jéssica Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-17T11:19:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-17T11:19:46Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
| dc.identifier.citation | BARCELOS, Jéssica Ribeiro. A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848 | - |
| dc.description | Publicado originalmente como artigo: RevistaFT, v. 29, n. 147, p. 1-20, jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/fa10202506271209 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Educational inclusion | pt_BR |
| dc.subject | Higher education | pt_BR |
| dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
| dc.subject | People with disabilities | pt_BR |
| dc.subject | Accessibility | pt_BR |
| dc.title | A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem | pt_BR |
| dc.title.alternative | Inclusive monitoring and inclusive educational support: experience report from a nursing academic | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Lívia Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452605246663278 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Duarte, Ana Beatriz da Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7665183172835462 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Palmezoni, Vanessa Pinho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4435142511173825 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2935465647992865 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O relato de experiência tem por objetivo, descrever sobre a inclusão educacional no ensino superior por meio da experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem que atuou como monitora de um discente com necessidades especiais. Para a descrição do relato foi adotada uma abordagem qualitativa descritivo-exploratória. O apoio do tipo monitoria inclusiva foi ofertado em três disciplinas curriculares de um curso de graduação da área da saúde, cursadas durante o período de agosto de 2024 a dezembro de 2024 em uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de um diário de campo onde foram registradas suas vivências diárias, estratégias de inclusão e apoio educacional ofertados e interpretados posteriormente segundo a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados destacam fatores facilitadores, como o suporte institucional e a interação colaborativa, e dicultadores como desaos estruturais e pedagógicos. Além de impulsionar a formação acadêmica da monitora, a experiência sensibilizou-a para práticas inclusivas na área da saúde, ampliando sua compreensão sobre acessibilidade e equidade. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer políticas educacionais e aprimorar estratégias de inclusão, contribuindo para um ensino superior mais acessível e equitativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Enfermagem | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 17 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Enfermagem | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MonitoriaInclusivaApoio.pdf | TCC | 456.54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
