Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem |
| Alternate title (s): | Inclusive monitoring and inclusive educational support: experience report from a nursing academic |
| Author: | Barcelos, Jéssica Ribeiro |
| First Advisor: | Oliveira, Lívia Ferreira |
| First member of the Committee: | Duarte, Ana Beatriz da Silva |
| Second member of the Committee: | Palmezoni, Vanessa Pinho |
| Summary: | O relato de experiência tem por objetivo, descrever sobre a inclusão educacional no ensino superior por meio da experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem que atuou como monitora de um discente com necessidades especiais. Para a descrição do relato foi adotada uma abordagem qualitativa descritivo-exploratória. O apoio do tipo monitoria inclusiva foi ofertado em três disciplinas curriculares de um curso de graduação da área da saúde, cursadas durante o período de agosto de 2024 a dezembro de 2024 em uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de um diário de campo onde foram registradas suas vivências diárias, estratégias de inclusão e apoio educacional ofertados e interpretados posteriormente segundo a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados destacam fatores facilitadores, como o suporte institucional e a interação colaborativa, e dicultadores como desaos estruturais e pedagógicos. Além de impulsionar a formação acadêmica da monitora, a experiência sensibilizou-a para práticas inclusivas na área da saúde, ampliando sua compreensão sobre acessibilidade e equidade. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer políticas educacionais e aprimorar estratégias de inclusão, contribuindo para um ensino superior mais acessível e equitativo. |
| Notes: | Publicado originalmente como artigo: RevistaFT, v. 29, n. 147, p. 1-20, jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/fa10202506271209 |
| Keywords: | Inclusão educacional Ensino superior Monitoria acadêmica Acessibilidade Educational inclusion Higher education Academic monitoring People with disabilities Accessibility |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | BARCELOS, Jéssica Ribeiro. A monitoria inclusiva e o apoio educacional: relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46848 |
| Date of defense: | 10-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MonitoriaInclusivaApoio.pdf | TCC | 456.54 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
