Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46835
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4044-8624
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de filosofia para crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba-UFU)
Alternate title (s): The Teaching of Philosophy to Children in the 1st to 3rd Grades of Elementary School at the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia (Eseba-UFU)
Author: Moura, Letícia Silva
First Advisor: Danelon, Márcio
First member of the Committee: Almeida Júnior, José Benedito de
Second member of the Committee: Gelamo, Rodrigo Pelloso
Summary: Esta dissertação é uma pesquisa vinculada ao mestrado acadêmico em educação, na linha de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED-UFU). Tem como objetivo analisar como se configura o ensino de filosofia para crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba). O estudo investiga aspectos históricos, curriculares e metodológicos da disciplina, com ênfase na articulação entre os referenciais teóricos adotados e a prática docente relatada. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a entrevista reflexiva semiestruturada com um docente atuante na área. Foram examinados documentos institucionais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), os Parâmetros Curriculares Educacionais (PCE), o planejamento de curso e as atividades referentes ao ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental. A técnica de análise de conteúdo, com enfoque categorial, possibilitou a interpretação crítica dos dados, revelando uma prática comprometida com a escuta das crianças, a construção coletiva de sentido e a valorização da experiência como forma legítima de conhecimento. A proposta pedagógica da Eseba transita criticamente entre diferentes referenciais teóricos, como a comunidade de investigação de Lipman, os deslocamentos conceituais propostos por Kohan e a filosofia como criação de conceitos, presente na perspectiva de Deleuze. Além disso, a prática filosófica observada se distancia de modelos conteudistas e verticais, assumindo uma abordagem dialógica e horizontal que reconhece as crianças como seres pensantes. Constata-se que a Eseba se configura como um território de invenção pedagógica, no qual a filosofia ocupa um papel formativo central na constituição de sujeitos autônomos, reflexivos e críticos.
Abstract: This dissertation is part of the academic master’s program in education, within the research line of History and Historiography of Education at the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia (PPGED-UFU). It aims to analyze how philosophy teaching is configured for children in the 1st to 3rd grades of elementary school at the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia (Eseba). The study investigates historical, curricular, and methodological aspects of the subject, with an emphasis on the articulation between the theoretical frameworks adopted and the reported teaching practice. This qualitative research employed documentary analysis, bibliographic research, and semi-structured reflective interviews with a teacher working in the field. Institutional documents were examined, such as the Political-Pedagogical Project (PPP), the Educational Curriculum Parameters (PCE), course plans, and activities related to philosophy teaching in the early years of elementary education. The content analysis technique, with a categorical approach, enabled a critical interpretation of the data, revealing a practice committed to listening to children, the collective construction of meaning, and the valuing of experience as a legitimate form of knowledge. Eseba’s pedagogical approach critically navigates different theoretical frameworks, such as Lipman’s community of inquiry, the conceptual displacements proposed by Kohan, and philosophy as the creation of concepts, as present in Deleuze’s perspective. Furthermore, the observed philosophical practice distances itself from content-centered and hierarchical models, adopting a dialogical and horizontal approach that recognizes children as thinking beings. It is observed that Eseba constitutes a space of pedagogical invention, in which philosophy plays a central formative role in shaping autonomous, reflective, and critical subjects.
Keywords: Ensino de filosofia
Philosophy teaching
Crianças
Children
Ensino fundamental
Elementary education
Currículo
Curriculum
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: MOURA, Letícia Silva. O ensino de filosofia para crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba-UFU). 2025. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.395.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.395
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46835
Date of defense: 6-Aug-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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