Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46831
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6642-5947
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-07-29
Título: Conhecimento e letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Oral Health Knowledge and Oral Health Literacy among Primary School Teachers
Autor(es): Jesuino, Rômulo Dias
Primeiro orientador: Paranhos, Luiz Renato
Primeiro coorientador: Paiva, Saul Martins de
Primeiro membro da banca: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Segundo membro da banca: Carvalho, Thiago de Amorim
Resumo: Professores do ensino fundamental exercem papel fundamental na formação de hábitos de saúde em crianças, inclusive em relação à saúde bucal. No entanto, estudos sobre o nível de conhecimento e letramento em saúde bucal desses profissionais ainda são escassos. Esta dissertação visa reunir, evidenciar e analisar a situação do conhecimento e do letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental, considerando o contexto social, acadêmico e situacional em que se encontram, bem como as bases para a construção deste conhecimento. Este estudo resultou em dois produtos acadêmico-científicos principais: (1) uma revisão sistemática da literatura sobre o conhecimento em saúde bucal e o letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental, que reuniu e avaliou o total de 41 estudos, evidenciando baixa disponibilidade de estudos de letramento em saúde bucal nesta população, e que a situação do conhecimento em saúde bucal de professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em vários países é insatisfatória, sugerindo como alternativa cursos e palestras sobre o assunto para melhorar esta situação; e (2) um estudo epidemiológico preliminar sobre o estado do letramento em saúde bucal e conhecimento sobre o manejo do traumatismo dentário de professores do ensino fundamental de escolas estaduais da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que evidenciou situação positiva do conhecimento e do letramento, com esta população apresentando bons níveis de compreensão de texto, numeracia, escuta e tomada de decisão, porém com conhecimento em traumatismo dentário incompleto. Dessa forma, esta dissertação contribui para a ampliação do conhecimento sobre o assunto, permitindo o planejamento de ações educativas que visem ao preenchimento das lacunas identificadas.
Abstract: Primary school teachers play a pivotal role in shaping health habits in children, including those related to oral health. However, studies on the level of knowledge and oral health literacy among these professionals remain scarce. This dissertation aims to compile, highlight, and analyse the current state of knowledge and oral health literacy among elementary school teachers, considering the social, academic, and situational contexts in which they operate, as well as the foundations for the construction of such knowledge. This research yielded two main academic-scientific outputs: (1) a systematic literature review on the knowledge and oral health literacy of elementary school teachers, which gathered and assessed a total of 41 studies, revealing a limited availability of research on oral health literacy in this population and showing that the oral health knowledge of elementary school teachers in public and private schools across various countries is unsatisfactory, suggesting training courses and lectures on the topic as potential strategies to improve this situation; and (2) a preliminary epidemiological study on the state of oral health literacy and knowledge of dental trauma management among elementary school teachers in state schools in the city of Uberlândia, Minas Gerais, which showed a generally positive situation regarding knowledge and literacy, with this population demonstrating good levels of reading comprehension, numeracy, listening, and decision-making, but incomplete knowledge regarding dental trauma. In this way, this dissertation contributes to expanding the body of knowledge on the subject, supporting the planning of educational interventions aimed at addressing the identified gaps.
Palavras-chave: Letramento em saúde bucal
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Professores escolares
Trauma dental
Health Literacy
Oral Health Knowledge
Knowledge, Attitudes, Practice
School Teachers
Dental trauma
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Odontologia
Referência: JESUINO, Rômulo Dias. Conhecimento e letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental.2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.397.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.397
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46831
Data de defesa: 29-Jul-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConhecimentoLetramentoSaúde.pdf
  Até 2027-07-29
7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.