Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46831
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6642-5947
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2027-07-29
Title: Conhecimento e letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental
Alternate title (s): Oral Health Knowledge and Oral Health Literacy among Primary School Teachers
Author: Jesuino, Rômulo Dias
First Advisor: Paranhos, Luiz Renato
First coorientator: Paiva, Saul Martins de
First member of the Committee: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Second member of the Committee: Carvalho, Thiago de Amorim
Summary: Professores do ensino fundamental exercem papel fundamental na formação de hábitos de saúde em crianças, inclusive em relação à saúde bucal. No entanto, estudos sobre o nível de conhecimento e letramento em saúde bucal desses profissionais ainda são escassos. Esta dissertação visa reunir, evidenciar e analisar a situação do conhecimento e do letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental, considerando o contexto social, acadêmico e situacional em que se encontram, bem como as bases para a construção deste conhecimento. Este estudo resultou em dois produtos acadêmico-científicos principais: (1) uma revisão sistemática da literatura sobre o conhecimento em saúde bucal e o letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental, que reuniu e avaliou o total de 41 estudos, evidenciando baixa disponibilidade de estudos de letramento em saúde bucal nesta população, e que a situação do conhecimento em saúde bucal de professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em vários países é insatisfatória, sugerindo como alternativa cursos e palestras sobre o assunto para melhorar esta situação; e (2) um estudo epidemiológico preliminar sobre o estado do letramento em saúde bucal e conhecimento sobre o manejo do traumatismo dentário de professores do ensino fundamental de escolas estaduais da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que evidenciou situação positiva do conhecimento e do letramento, com esta população apresentando bons níveis de compreensão de texto, numeracia, escuta e tomada de decisão, porém com conhecimento em traumatismo dentário incompleto. Dessa forma, esta dissertação contribui para a ampliação do conhecimento sobre o assunto, permitindo o planejamento de ações educativas que visem ao preenchimento das lacunas identificadas.
Abstract: Primary school teachers play a pivotal role in shaping health habits in children, including those related to oral health. However, studies on the level of knowledge and oral health literacy among these professionals remain scarce. This dissertation aims to compile, highlight, and analyse the current state of knowledge and oral health literacy among elementary school teachers, considering the social, academic, and situational contexts in which they operate, as well as the foundations for the construction of such knowledge. This research yielded two main academic-scientific outputs: (1) a systematic literature review on the knowledge and oral health literacy of elementary school teachers, which gathered and assessed a total of 41 studies, revealing a limited availability of research on oral health literacy in this population and showing that the oral health knowledge of elementary school teachers in public and private schools across various countries is unsatisfactory, suggesting training courses and lectures on the topic as potential strategies to improve this situation; and (2) a preliminary epidemiological study on the state of oral health literacy and knowledge of dental trauma management among elementary school teachers in state schools in the city of Uberlândia, Minas Gerais, which showed a generally positive situation regarding knowledge and literacy, with this population demonstrating good levels of reading comprehension, numeracy, listening, and decision-making, but incomplete knowledge regarding dental trauma. In this way, this dissertation contributes to expanding the body of knowledge on the subject, supporting the planning of educational interventions aimed at addressing the identified gaps.
Keywords: Letramento em saúde bucal
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Professores escolares
Trauma dental
Health Literacy
Oral Health Knowledge
Knowledge, Attitudes, Practice
School Teachers
Dental trauma
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Odontologia
Quote: JESUINO, Rômulo Dias. Conhecimento e letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental.2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.397.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.397
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46831
Date of defense: 29-Jul-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentoLetramentoSaúde.pdf
  Until 2027-07-29
7.44 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.