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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorJesuino, Rômulo Dias-
dc.date.accessioned2025-09-16T16:57:07Z-
dc.date.available2025-09-16T16:57:07Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.identifier.citationJESUINO, Rômulo Dias. Conhecimento e letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental.2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.397.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46831-
dc.description.abstractPrimary school teachers play a pivotal role in shaping health habits in children, including those related to oral health. However, studies on the level of knowledge and oral health literacy among these professionals remain scarce. This dissertation aims to compile, highlight, and analyse the current state of knowledge and oral health literacy among elementary school teachers, considering the social, academic, and situational contexts in which they operate, as well as the foundations for the construction of such knowledge. This research yielded two main academic-scientific outputs: (1) a systematic literature review on the knowledge and oral health literacy of elementary school teachers, which gathered and assessed a total of 41 studies, revealing a limited availability of research on oral health literacy in this population and showing that the oral health knowledge of elementary school teachers in public and private schools across various countries is unsatisfactory, suggesting training courses and lectures on the topic as potential strategies to improve this situation; and (2) a preliminary epidemiological study on the state of oral health literacy and knowledge of dental trauma management among elementary school teachers in state schools in the city of Uberlândia, Minas Gerais, which showed a generally positive situation regarding knowledge and literacy, with this population demonstrating good levels of reading comprehension, numeracy, listening, and decision-making, but incomplete knowledge regarding dental trauma. In this way, this dissertation contributes to expanding the body of knowledge on the subject, supporting the planning of educational interventions aimed at addressing the identified gaps.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectLetramento em saúde bucalpt_BR
dc.subjectConhecimentos, Atitudes e Prática em Saúdept_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectTrauma dentalpt_BR
dc.subjectHealth Literacypt_BR
dc.subjectOral Health Knowledgept_BR
dc.subjectKnowledge, Attitudes, Practicept_BR
dc.subjectSchool Teacherspt_BR
dc.subjectDental traumapt_BR
dc.titleConhecimento e letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeOral Health Knowledge and Oral Health Literacy among Primary School Teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paiva, Saul Martins de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795697552195600pt_BR
dc.contributor.advisor1Paranhos, Luiz Renato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8091325418384084pt_BR
dc.contributor.referee1Bulgareli, Jaqueline Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694996247762867pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Thiago de Amorim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1224519827834132pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0914394775417168pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoProfessores do ensino fundamental exercem papel fundamental na formação de hábitos de saúde em crianças, inclusive em relação à saúde bucal. No entanto, estudos sobre o nível de conhecimento e letramento em saúde bucal desses profissionais ainda são escassos. Esta dissertação visa reunir, evidenciar e analisar a situação do conhecimento e do letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental, considerando o contexto social, acadêmico e situacional em que se encontram, bem como as bases para a construção deste conhecimento. Este estudo resultou em dois produtos acadêmico-científicos principais: (1) uma revisão sistemática da literatura sobre o conhecimento em saúde bucal e o letramento em saúde bucal de professores do ensino fundamental, que reuniu e avaliou o total de 41 estudos, evidenciando baixa disponibilidade de estudos de letramento em saúde bucal nesta população, e que a situação do conhecimento em saúde bucal de professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em vários países é insatisfatória, sugerindo como alternativa cursos e palestras sobre o assunto para melhorar esta situação; e (2) um estudo epidemiológico preliminar sobre o estado do letramento em saúde bucal e conhecimento sobre o manejo do traumatismo dentário de professores do ensino fundamental de escolas estaduais da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que evidenciou situação positiva do conhecimento e do letramento, com esta população apresentando bons níveis de compreensão de texto, numeracia, escuta e tomada de decisão, porém com conhecimento em traumatismo dentário incompleto. Dessa forma, esta dissertação contribui para a ampliação do conhecimento sobre o assunto, permitindo o planejamento de ações educativas que visem ao preenchimento das lacunas identificadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Odontologiapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICApt_BR
dc.embargo.termsArtigo submetido a periódico, aguardando aceite e publicação.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.397pt_BR
dc.orcid.putcode192065054-
dc.crossref.doibatchida77e0d38-2573-4204-89fe-45ad7dfeb19e-
dc.description.embargo2027-07-29-
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Odontologia

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